O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) manifesta seu apoio à greve dos profissionais médicos do Município de Rio Branco, iniciada nessa segunda-feira (8).

A decisão pela paralisação foi tomada após diversas tentativas de negociação de suas reivindicações junto à Prefeitura da capital acreana, conduzidas pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).

Entre as reivindicações da categoria estão: a reforma do Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR), a incorporação de gratificações, a realização de concurso público efetivo e a reposição de perdas inflacionárias.

O CRM-AC destaca que, de acordo o Código de Ética Médica, o médico tem direito de suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional ou não o remunerar condignamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência.

Que o diálogo e o respeito caminhem juntos na luta pela valorização desses profissionais, que mostraram ainda mais seu valor e essencialidade à sociedade ao se colocarem na linha frente da pandemia da Covid-19, doença que deixou milhares de mortos no País e no mundo.

Diretoria do CRM-AC