Pela primeira vez em 35 anos, a eleição do Conselho Regional de Medicina do Acre para a escolha de seus conselheiros titulares e suplentes ocorrerá de forma digital, nos dias 14 e 15 de agosto de 2023, das 08h às 20h (horário de Brasília).

Ao contrário de votações anteriores, que acontecem a cada cinco anos, em que os médicos precisavam se dirigir a determinados locais para votar ou enviar seu voto por correspondência, desta vez tudo será feito de forma online. Com isso, os profissionais ganham em tempo e praticidade, garantindo sua participação no pleito de casa ou consultório, estando no Brasil ou exterior.

As solenidades de abertura e encerramento do processo de votação serão transmitidas pela internet, por meio do no canal do Youtube do CFM e de seus perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook). A declaração dos resultados será feita na noite de 15 de agosto. As eleições para os CRMs 2023 estão regidas pela Resolução CFM nº 2.315/2022, que foi publicada em junho do ano passado, contendo todos os critérios e prazos para realização do pleito.

ACESSE AQUI A RESOLUÇÃO CFM nº 2.315/2022

Para votar, o médico deve acessar o endereço www.eleicoescrms.org.br, por meio de desktop, laptop ou celular, e seguir as instruções do sistema. Ao acessar o equipamento, a primeira coisa a fazer é confirmar a sua identidade, o que pode ser feito pelo certificado digital, certificado em nuvem, por biometria facial ou por um PIN, a ser enviado por e-mail ou SMS.

Os CRMs de todo o país ainda disponibilizarão um espaço com computador para o médico que desejar votar nas sedes dos conselhos regionais.

PARA SABER MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES CRMs 2023, ACESSE AQUI

Além da transparência, que permitirá o acompanhamento dos representantes das chapas, os dados são todos criptografados e as eleições estão sendo acompanhadas por empresa de auditoria externa contratada pelo CFM, além de observadores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Federal (PF). A apuração será realizada logo após o término da votação, na noite do dia 15 de agosto.

Site e 0800 – Após a votação de cada médico, a plataforma de votação emitirá um comprovante de votação, o qual conterá os dados de identificação profissional, identificação do conselho regional e um número de controle de autenticação. Em nenhuma hipótese será informado em qual chapa o eleitor votou. Após a votação, o site www.eleicoescrms.org.br continuará no ar para que os médicos que não puderam votar possam justificar a ausência.

Em caso de dúvida, o médico-eleitor também pode contar com o suporte de uma central de atendimentos, disponível no 0800- 300-7000. Aqueles que estiverem inscritos em mais de um Conselho, devem votar em, pelo menos, um. Neste caso, se o médico votar em ao menos um CRM não precisará justificar nos demais Conselhos em que estiver inscrito.