O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou uma Plenária extraordinária, na noite da última terça-feira, 20, para apreciação e votação de três pareceres. Essa foi a primeira plenária em que os conselheiros utilizaram o Processo Administrativo Eletrônico (PAe), sistema recentemente implantado no CRM-AC, marcando um avanço importante na modernização dos processos internos.
Além dos conselheiros do CRM-AC, a plenária contou com a participação remota dos funcionários do Conselho Federal de Medicina (CFM), Eduardo Freitas, do Departamento de Processo Consulta, e Luiz Ricardo, da TI CFM, que ofereceram suporte técnico e operacional durante essa primeira experiência com a nova ferramenta.
Durante a sessão, a conselheira do CRM-AC e presidente da Comissão do Departamento de Parecer Consulta, Dra. Ana Carvalho, destacou a importância da compreensão do funcionamento do processo de consulta por todos os conselheiros.
“É essencial que todos estejamos familiarizados com esse processo, pois ele reflete a posição oficial do Conselho e pode impactar outros médicos, o Legislativo e o Judiciário. Precisamos garantir que as respostas emitidas pelo CRM sejam precisas e bem fundamentadas, o que demanda muito trabalho e responsabilidade”, enfatizou.
A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, também ressaltou a seriedade do parecer consulta, sublinhando que outras instituições, incluindo o Judiciário, podem se basear nele para tomada de decisões. Ela agradeceu o comprometimento da equipe, especialmente da Dra. Ana Carvalho, pelo trabalho na organização e modernização dos processos.
“Quero agradecer a Ana por assumir essa responsabilidade e ao CFM, em nome de todos os conselheiros, pelo suporte fundamental que nos deram durante essa transição para o sistema informatizado. Isso nos faz sentir muito próximos do federal e bem amparados. A implantação do PAe representa um passo significativo na modernização do CRM-AC, permitindo maior agilidade e transparência nos processos administrativos e reforçando o nosso compromisso com a excelência na gestão”, declarou Dra. Leuda.