O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realiza a Quinzena da Conciliação até o dia 3 de dezembro. Durante esse período, os médicos que possuem débitos relacionados ao pagamento da anuidade podem regularizar a situação na sede da autarquia, em Rio Branco.

O conselheiro Marcus Yomura, tesoureiro do CRM-AC, explica que a quinzena é uma forma de oferecer ao profissional as melhores maneiras de quitar os débitos. Uma das vantagens oferecidas é, dependendo do caso, parcelar os valores ou ainda conseguir descontos que podem chegar a 80% dos juros.

“Enquanto conselho, órgão fiscalizador que regulamenta a profissão, nós dependemos, em grande parte do orçamento, das anuidades. É um pagamento obrigatório e que, por lei, não podemos renunciar a receita”, ressalta o conselheiro.

Com a pendência, os médicos que devem até três anos de anuidade estão sujeitos a uma cobrança cartorial. “Ele pode ter o título protestado e, eventualmente, se for fazer alguma movimentação financeira que exige a certidão negativa, pode ter problemas”, explica.

Já aqueles que devem mais de quatro anos, além do protesto via cartório, também podem ser acionados judicialmente. Yomura reforça a importância de ficar em dia com o CRM-AC, tendo em vista obrigatoriedade prevista em lei.

“Infelizmente, estamos acima da média nacional de inadimplência. Sabemos que, muitas vezes, o colega acaba esquecendo, em vista de vários compromissos financeiros, ou se muda de endereço, não informa e acaba não recebendo o boleto. E fazemos esse chamamento porque é uma obrigação e queremos que o ajuste seja feito da forma menos traumática possível”, finaliza.