O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou uma solenidade de entrega de carteiras profissionais a 32 novos médicos nessa segunda-feira, 1º. O evento foi conduzido pela presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, pelo vice-presidente, Dr. Marcos Parente, e pelo primeiro secretário, Dr. Alan Areal.

Dra. Leuda Dávalos parabenizou os novos médicos, destacando que alguns dos profissionais foram seus alunos e outros são amigos. Ela enfatizou as responsabilidades e as atribuições do CRM-AC, ressaltando a importância da ética na prática médica.

CONFIRA AS FOTOS

“Hoje celebramos o início de uma jornada extraordinária. Vocês representam nossa nova geração de profissionais da saúde, portadores da promessa de mudança, transformação, amor e humanidade. A medicina não é apenas uma ocupação, mas uma vocação fundamentada nos princípios da Bioética: Autonomia, Beneficência e não-maleficência. Estes princípios garantem decisões mais saudáveis e inteligentes, integrando ciência, tecnologia e sociedade para cuidar do complexo ser humano. Ser médico é mais do que dominar ciências e técnicas; é um compromisso profundo com o próximo. Vocês são guardiões de um código ético rigoroso, comprometidos com competência, integridade, moralidade, altruísmo e o bem-estar público”, afirmou Dra. Leuda.

A presidente continuou afirmando que os novos profissionais assumem a responsabilidade de servir à sociedade, defendendo aqueles que mais precisam. “Que suas carreiras sejam marcadas por uma prática ética e compassiva, guiada pelo compromisso com o bem comum e pela busca contínua da excelência médica.”

Aos 53 anos, o doutor Arleudo Batista dos Santos, natural de Assis Brasil, no interior do Acre, realizou seu sonho de receber sua carteira profissional no CRM-AC. Formado em 2019 na Bolívia, Dr. Arleudo passou pelo processo de revalidação do seu diploma.

“Hoje eu recebi aqui essa bênção. Foi uma luta árdua pra mim, mas graças a Deus a gente conseguiu vencer. Saímos de Assis Brasil, um município que enfrentava muitas dificuldades naquela época. Eu sempre tive esse sonho de fazer medicina e só agora pude realizar esse projeto abençoado por Deus. Foi tudo no tempo Dele, sempre no tempo certo.”

O doutor também compartilhou suas experiências de vida e os desafios superados. “Vim de uma família humilde, trabalhávamos na roça para sobreviver. Quando vim para Rio Branco em 1989, passei por muitas dificuldades porque meus pais não podiam me apoiar financeiramente. Mas hoje, olhando para trás, não tenho palavras para descrever a emoção de alcançar este sonho que pensei que nunca seria realizado. Estou aqui com minha família, meu filho que também se formou recentemente em medicina. É um exemplo que quero deixar para minha família e para todos: nunca é tarde para realizar seus sonhos. Basta correr atrás, mesmo que não seja fácil.”

O vice-presidente do CRM-AC, Dr. Marcos Parente, enfatizou a importância do evento e a satisfação do CRM-AC em receber os novos médicos em uma cerimônia especial, junto com suas famílias. “Valorizamos este momento de acolhimento e celebração. O conselho é a casa do médico, o local onde vocês encontrarão todas as orientações éticas para o bom exercício da profissão.”

Ele ressaltou ainda a importância de uma relação humana e ética entre médico e paciente, e a necessidade de registrar todas as ações e procedimentos nos prontuários. “Estabeleçam uma relação médico-paciente próxima, respeitando as necessidades do paciente.”, concluiu.

O primeiro-secretário do CRM-AC, Dr. Alan Areal, também comentou sobre as atribuições do CRM-AC e a importância dos médicos seguirem o código de ética médica. “É fundamental que cada um de vocês estabeleça uma relação de confiança e respeito com seus pacientes, pautada na ética e na empatia. O CRM está à disposição para orientá-los, contribuindo para a excelência da prática médica. Parabéns a todos os novos médicos e suas famílias por essa conquista”, destacou Dr. Alan.

A entrega das carteiras profissionais marca o início de uma nova jornada para esses 32 médicos, que agora assumem a responsabilidade de servir à sociedade com ética, competência e humanidade.

Entre os novos médicos estão:

1. Adriana Karim de Araújo Nogueira (CRM-AC 3345)
  2. Ana Júlia De Andrade Seijas (CRM-AC 3375)
  3. Antônio Frankli Da Silva Rodrigues (CRM-AC 3383)
  4. Arlane de Paula Alves Costa Monteiro (CRM-AC 3369)
  5. Arleudo Batista Dos Santos (CRM-AC 3353)
  6. Artur Felipe Queiroz Assis (CRM-AC 3379)
  7. Christopher Wando da Silva Souza (CRM-AC 3355)
  8. Chrystopher de Souza Braga (CRM-AC 3382)
  9. Cleuzeni da Silva Santos (CRM-AC 3356)
  10. Fábio da Silva Pereira (CRM-AC 3385)
  11. Flandervan Teixeira Vidal (CRM-AC 3348)