O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre recebe nesta terça-feira (13) o presidente do CFM, Dr. José Hiran Gallo, e a assessora parlamentar do Conselho Federal de Medicina, Dra. Gabriela Belkisse, para uma reunião estratégica com a Comissão de Assuntos Políticos do CRM-AC.

O encontro contou ainda com a presença da conselheira federal do Acre e secretária geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro, o coordenador jurídico do CFM, Dr. Alejandro Bullon, e do diretor de comunicação, Paulo Henrique de Sousa. Além dos membros da Comissão e da diretoria do CRM-AC.

A secretária geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro afirmou que a vinda da assessora de assuntos parlamentares para o Acre foi uma solicitação da gestão do CRM para que fosse feita a instalação da Comissão no Estado do Acre e agradeceu a disponibilidade.

Dra. Gabriela compartilhou insights sobre o processo de análise técnica de projetos de lei, evidenciando a importância do mapeamento de tomadores de decisão e as distintas etapas de discussão nos plenários e comissões legislativas. Sublinhou, ainda, a relevância de reuniões técnicas com parlamentares e assessores, bem como visitas constantes aos tomadores de decisão.

A assessora do CFM enfatizou a complexidade dos três movimentos fundamentais na esfera política: judiciário, executivo e legislativo. Destacou a participação vital dos conselhos regionais, especialmente no âmbito legislativo, ressaltando a necessidade de unicidade para otimizar a representatividade dos médicos junto a senadores e deputados federais do Acre.

“Quero colocar a Comissão de Assuntos Políticos à disposição de vocês e agradecer esse interesse do Conselho Regional de Medicina do Acre, sendo pioneiro na reformulação das Comissões, incluindo esta de Assuntos Políticos Estaduais. Fazemos todo um planejamento, mas a atuação de vocês é indispensável, junto aos parlamentares aqui do estado para que possamos conseguir nossos objetivos”, afirmou a assessora.