Reunião ocorreu nesta quarta-feira (31)

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Davalos, recebeu, nesta quarta-feira (31), o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre, Jebson Medeiros, e a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Acre (SPATE-AC), Rosa Nogueira. Os sindicalistas pediram apoio na defesa do sistema de saúde no Acre.

Na oportunidade, eles relataram a sobrecarga a que os profissionais de enfermagem estão sendo submetidos no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), que tem resultado em sérios prejuízos para o tratamento prescrito pelos médicos.

Os sindicalistas também reclamaram da falta de medicamentos e equipamentos, que acaba afetando tanto os profissionais médicos, quanto de enfermagem.

Ao final da reunião, foi entregue ao CRM-AC um ofício denunciando a falta de médico em uma unidade de saúde do interior do estado. Segundo os sindicalistas, por conta disso, os enfermeiros estão sendo obrigados a adotarem medidas de competência dos médicos para resguardarem a vida dos pacientes.

A presidente do CRM-AC disse que é sempre importante receber instituições que também buscam garantir um sistema de saúde de qualidade para a sociedade acreana e afirmou que todos os relatos já são de conhecimento do Conselho.

“O que eles trouxeram, nós já temos conhecimento, já denunciamos e pedimos providências ao Ministério Público. A gente vem falando isso sempre, inclusive somente esse ano já fizemos quatro fiscalizações no Huerb para verificar se foram resolvidos os problemas, mas ainda não tivemos resposta. Vamos continuar firmes na luta por uma saúde mais justa e de qualidade para toda nossa população”, afirmou a presidente do CRM-AC.