O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) recebeu, nesta terça-feira (2), o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo e parte da diretoria da autarquia federal. A visita faz parte do projeto de integração e aproximação entre os componentes do sistema Conselhal.

Durante o encontro, foi feita a reinauguração da sala de reuniões e julgamentos e do auditório do CRM-AC, que passaram por ampla reforma, com modernização de cadeiras e mesas, iluminação, pintura, climatização e equipamentos de tecnologia.

Além do presidente da autarquia federal, a 2ª vice-presidente Rosylane Nascimento das Mercês Rocha; o 3º vice-presidente Emmanuel Cavalcanti; a secretária-geral Dilza Ribeiro; o 2º tesoureiro Carlos Magno Dalapicola; a secretária geral; o coordenador jurídico José Alejandro Silva; a assessora parlamentar Gabriella Tavares; a secretária da presidência Cláudia Brandão; a chefe de gabinete da presidência Vilma Silva e a jornalista do CFM Ana Isabel Corrêa estiveram presentes.

Ao dar início à plenária, Dr. José Hiran agradeceu a receptividade e disse que estava feliz em estar de volta ao Acre, estado onde nasceu. O presidente do CFM falou sobre a atuação da nova gestão da autarquia federal e citou alguns dos principais gargalos enfrentados.

A assessora de Relações Institucionais e Governamentais do CFM, Gabriella Belkisse, apresentou aos conselheiros do CRM-AC o trabalho realizado junto à Câmara Federal e ao Senado e, a ministérios como os da Saúde; Trabalho, Previdência e Emprego; e o da Educação, no sentido de chamar a atenção das autoridades para a causa médica, buscando a aprovação de propostas de interesse da medicina. A assessora alertou para a tímida presença de médicos no parlamento, necessitando que a Frente Parlamentar Mista da Medicina seja reforçada por um número maior de defensores da causa médica, nas próximas eleições. Em seguida, Dr. José Hiran ressaltou a importância dessa relação com o Congresso e citou como exemplo a lei que autorizou a telemedicina.

A diretora da Secretaria Geral do CFM e conselheira federal pelo Acre, Dra. Dilza Ribeiro falou sobre os principais projetos de modernização do sistema conselhal, como implantação de solução de segurança do data center, serviço de computação em nuvem, a prescrição eletrônica do CFM, programa de capacitação técnica, assinatura eletrônica, processo administrativo eletrônico, sistema eletrônico de informação (SEI), governança corporativa e outras ações.

“Todos esses serviços que estão sendo disponibilizados aos Conselhos Regionais de Medicina não têm custo financeiros para os regionais. É um trabalho árduo, mas que estamos vendo resultado na maioria dos conselhos. Isso nos deixa muito feliz, estamos conseguindo fazer gestão, melhorar, conseguindo modernizar os conselhos de medicina, seremos incansáveis nesses dois anos que nos faltam nesse trabalho para que, realmente, a gente deixe todos os regionais participantes ativamente e com gestão dentro do sistema conselhal”, disse a secretária-geral.

Ainda durante a plenária, foi feita uma apresentação pelo assessor jurídico do CRM-AC, Mário Rosas sobre as ações desenvolvidas pelo conselho e resultados da atual gestão, no período de 2018 até agora. Foram repassados números de fiscalizações, registro de pessoa física e jurídica, dados da tesouraria, iniciativas em meio à pandemia, conquistas judiciais e outras ações.

Por fim, a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos agradeceu a presença da diretoria do CFM e de todos os conselheiros e ressaltou a parceria e contribuição fundamental da autarquia federal para que os projetos do regional fossem colocados em prática, como as reformas que ocorreram na sede no ano passado e este ano.

“Esse é um momento muito especial, receber o presidente do CFM e os demais membros do federal. Quero agradecer imensamente Dra. Dilza, que é uma inspiração para todos nós e que nos ensinou a cuidar desse conselho com muito zelo, muito respeito e muita responsabilidade e a gente vem seguindo isso”, finalizou a presidente do CRM-AC.

CONFIRA AQUI TODAS AS FOTOS