Hemoacre está agendando doações por telefone

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) reforça a importância de profissionais de saúde e sociedade em geral continuarem com as doações de sangue para manter os estoques e a rede abastecida.

Por conta das medidas de distanciamento social para evitar o avanço da doença, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) adotou várias medidas de segurança, entre elas, a doação de sangue mediante hora marcada. Para agendar a doação, basta ligar no número (68) 3248-1380.

O CRM lembra que a doação de sangue é segura e não existe riscos para quem doa. Por conta da Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Além disso, para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Outro requisito é pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

O tesoureiro do CRM-AC, Dr. Marcus Vinicius, esteve no Hemocentro de Rio Branco para fazer sua doação e falou da importância da ação em meio à crise da Covid-19.

“Já sou doador regular e quando estive no Hemocentro, nesta quarta-feira (1), fui informado de que o número de doações nos últimos tempos já tem sido baixo e com a crise do coronavírus, diminuiu em 50% o movimento que eles tinham. Infelizmente, as campanhas que eles fazem indo nos locais para captação de doadores tiveram que ser todas suspensas. Então, nesse momento é muito importante fazer esse ato de caridade e quem puder doar sangue, certamente, estará prestando um imenso ato de solidariedade e amor ao próximo”, disse o conselheiro.