O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) emitiu uma nota de repúdio diante do episódio de agressão física sofrida por um médico, na noite de terça-feira, 16 de janeiro, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaques Pereira Braga, em Cruzeiro do Sul, no interior do Estado.

Na declaração, o CRM-AC destacou a inadmissibilidade de profissionais de saúde serem alvo de violência enquanto desempenham suas funções.

O Conselho expressou solidariedade ao médico agredido e anunciou seu compromisso em acompanhar de perto o desdobramento do caso, buscando assegurar que o responsável pela agressão seja devidamente punido. Além disso, o CRM-AC informou que solicitará ao Ministério Público e à Polícia Civil providências rigorosas para garantir que a justiça seja plenamente cumprida.

A Diretoria do CRM-AC ressaltou a importância de reconhecer a relevância do trabalho dos profissionais de saúde, mesmo diante das adversidades, e afirmou seu comprometimento contínuo com a promoção de um ambiente seguro e digno para o exercício da medicina.

Nota na íntegra

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) repudia veementemente a agressão física sofrida por um médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaques Pereira Braga, em Cruzeiro do Sul, na noite de terça-feira, 16 de janeiro.

É inadmissível que profissionais de saúde sejam alvo de agressões enquanto desempenham suas funções essenciais. No caso em questão, a paciente que o autor das agressões acompanhava já estava sendo devidamente atendida, tornando ainda mais grave o caso.

Profissionais médicos não devem ser submetidos a atos de violência enquanto dedicam-se ao cuidado da saúde da população. O CRM-AC expressa total solidariedade ao profissional, buscando justiça diante desse ato inaceitável. O Conselho acompanhará de perto o desenrolar do caso, assegurando que o responsável pela agressão seja exemplarmente punido.

Além disso, o CRM-AC informa que irá solicitar ao Ministério Público e à Polícia Civil as providências rigorosas necessárias para que a justiça seja plenamente cumprida.

17 de janeiro de 2024.
Diretoria do CRM-AC.