A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos, reuniu-se na terça-feira, 21, com o novo secretário de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, e com o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre, Guilherme Pullici. A pauta principal foi a carência de médicos em diversas unidades de saúde do município, após o encerramento de contratos emergenciais que deixou postos descobertos há cerca de um mês.
Durante a reunião, os representantes cobraram agilidade na convocação dos médicos aprovados no concurso público vigente e discutiram alternativas para suprir a demanda enquanto os trâmites do chamamento não são concluídos. A preocupação é ainda maior neste momento em que a cidade enfrenta o aumento de casos de dengue, outras arboviroses e COVID-19.
Dra. Leuda destacou a necessidade urgente de medidas para evitar o colapso no atendimento. ” A situação é preocupante porque estamos vivendo um período crítico, com alta nos casos de doenças como dengue e COVID. O secretário nos informou que está aguardando o prefeito decretar estado de emergência, o que permitirá a contratação emergencial de médicos por três meses, renováveis por mais três. Enquanto isso, ele seguirá trabalhando no chamamento público para suprir as vagas de forma definitiva”, destacou.
A presidente do CRM-AC ressaltou que o Conselho continuará acompanhando a situação de perto. “Nosso compromisso é garantir que as unidades não fiquem desassistidas. Soluções emergenciais são fundamentais neste momento, mas seguimos cobrando medidas que tragam estabilidade ao atendimento médico na capital”, concluiu.