O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) sediou, nesta quinta-feira, 24, a segunda etapa da capacitação “Doença Renal Crônica: Abordagem Terapêutica e Regulação Estratificada para Atenção Especializada”.
A capacitação é promovida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre), com apoio do CRM-AC.
Para a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maria Alves, a qualificação representa um marco no processo de estruturação do atendimento ao paciente renal crônico no estado.
“Estamos promovendo a qualificação em doença renal crônica, a abordagem terapêutica e a regulação estratificada para o Ambulatório da Atenção Especializada. Trata-se de uma etapa da implantação do nosso ambulatório do paciente renal predialítico, uma conquista da Secretaria de Estado de Saúde do Acre. Isso hoje é um grande marco”, afirmou.
A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, destacou a importância da iniciativa para a formação médica e para o cuidado com os pacientes. “Hoje estamos aqui em mais um segundo momento dessa parceria entre o CRM e a Sesacre, para a realização de mais um dia de curso para os médicos sobre doença renal crônica, uma doença cruel que faz tanto os pacientes quanto seus familiares sofrerem muito. Então é muito importante que os médicos estejam qualificados para cuidar desse tipo de paciente”, declarou.