O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) é uma das entidades médicas que fazem parte do Centro de Operações de Emergência (COE) de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). A portaria que cria a comissão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Também fazem parte da comissão o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre e Associação Médica do Acre. O grupo vai atuar frente às ações que buscam a contenção da propagação da doença, transmissão local e preservação da saúde da população em geral.

O estado do Acre, segundo último boletim divulgado pela Sesacre, nessa quinta-feira (26), tem 23 casos de coronavírus confirmados. Outros 76 casos estão em análise.

“É muito importante as entidades médicas participarem dessa comissão que vai atuar diretamente no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em nosso estado. O CRM vai continuar levando as reivindicações da classe médica aos gestores, principalmente com relação à garantia da segurança dos trabalhadores, em especial sobre a oferta ininterrupta dos Equipamentos de Proteção Individual. Juntos, vamos vencer esse vírus que está fazendo tantas vítimas no Brasil e no mundo”, disse a presidente do CRM-AC, doutora Leuda Dávalos.

Representantes do gabinete do secretário, Alysson Bestene, além de pessoas da assessoria técnica, do Departamento de Assessoramento Técnico de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) também compõem o grupo.

De acordo com a portaria, a comissão também é composta por representantes da Diretoria de Assistência à Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Laboratório Central de Saúde Público (Lacen) e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco. Além da Diretoria de Administração e Compras e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Acre.