O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) entregou nesta quarta-feira (12) a carteira profissional a quatro novas médicas. A entrega foi feita pela presidente, Dra. Leuda Dávalos, que deu as boas-vindas às profissionais. Por conta da pandemia da Covid-19 e para evitar aglomeração e respeitar os protocolos sanitários, as entregas de carteiras têm sido feitas em dias alternados.

Entre os médicos que receberam a carteira estão: Giovana Maria Leite de Souza, Thaís Lima da Silva, Laryssa Costa de Queiroz e Aline Nogueira da Silva.

A presidente do CRM-AC ressaltou a importância do ingresso dos novos profissionais e falou sobre a preocupação se eles terão oportunidade de se fixarem no estado para contribuir com a saúde da população acreana.  Além disso, Dra. Leuda informou sobre a atuação do CRM e a luta pela valorização médica.

“O CRM-AC começou 2022 trabalhando muito, já executando as fiscalizações nas unidades de saúde. Vamos estar ainda mais presentes que no ano passado, verificando as condições de trabalho dos profissionais. Estamos executando também a reforma em nossa sede, tanto na sala de reuniões, como no auditório, com recurso adquirido por meio de ajuda da Dra. Dilza Ribeiro, junto ao Conselho Federal de Medicina. Gostaria de parabenizar esses novos médicos e desejar uma brilhante carreira a todos, e que sejam sempre pautados pela ética e o respeito”, disse a presidente.

Ainda durante a entrega, a presidente ressaltou a importância dos médicos atuarem com responsabilidade, prezarem pelo zelo da profissão e valorizarem a relação médico-paciente, além de seguirem o que determina o Código de Ética Médica.

No mês de dezembro do ano passado, o CRM-AC registrou 29 novos médicos. E, somente nos 12 primeiros dias de janeiro de 2022, já foram inscritos 17 novos profissionais, sendo 11 formados na Universidade Federal do Acre.

Com o registro em mãos, o profissional tem garantido o exercício legal da medicina, podendo iniciar a prática médica, residências e pós-graduações. Os novos médicos receberam também o Código de Ética Médica.