fiscaliza-brasileia

Seguindo o cronograma especial de fiscalizações durante a pandemia do novo coronavírus, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vistoriou, nessa quarta-feira (4), quatro unidades básicas de saúde do município de Brasileia, no interior do Estado. A ação foi realizada pelo tesoureiro do CRM, Dr. Marcus Vinicius Yomura e pelo conselheiro Dr. Vinicius Gressler.

Entre as unidades fiscalizadas estão ESF Tufic Mizael Saady, ESF Simão Mansou Bartha, ESF Antônio Monteiro dos Reis e Centro de Saúde Dr. Fernando Correia. O objetivo é acompanhar o funcionamento das unidades de saúde do Estado durante a pandemia.

Foi verificado tanto a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores de Saúde, como medicações e profissionais lotados na unidade. Além do fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

fiscaliza-brasileia1

Situação de ambulância do Samu

A equipe de fiscalização também vistoriou a situação de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que faz o transporte de pacientes das cidades de Brasileia e Epitaciolândia para a capital acreana, Rio Branco.

O CRM tinha recebido denúncia de que o veículo estava em condições precárias. A equipe confirmou que a denúncia era verdadeira e que a ambulância precisa passar por manutenção. Em contato com a gerência local, o Conselho foi informado de que já foi feita solicitação para o Samu em Rio Branco, que seria o responsável pela manutenção, porém nenhuma providência foi tomada.

“Pudemos observar que a ambulância se encontra em condição precária de manutenção, está com problema na porta traseira e os pacientes e acompanhantes reclamam que entra poeira durante o translado. A viatura também está sem ar condicionado, o que acaba tornando bem desconfortável a viagem para Rio Branco”, afirmou o conselheiro Marcus Vinicius.

entrega-home-brasileia

Os dois conselheiros, que são ortopedistas, aproveitaram para entregar a homenagem ao médico que tem a mesma especialidade, Dr. José Leonardo Contreras Zurita, pelos 20 anos de registro no CRM-AC.