Vinte e cinco anos de carreira médica com inscrição no Conselho Regional de Medicina, sem interrupção e sem uma infração ética. Foi com muito orgulho que o governador Tião Viana recebeu na noite de terça-feira, 16, o diploma de Mérito Médico, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), ao lado dos colegas Rui Pinto, Odete Castro e Negeib El-Kadri.

“O reconhecimento de uma conduta humana como a ética, tendo essa referência na conduta profissional, engrandece qualquer um quando é feita por colegas profissionais. O orgulho é grande. Espero que, quando estiver saindo da função que ocupo hoje, tenha respondido as expectativas de melhorar as condições da medicina no Acre”, disse o governador Tião Viana.

A homenagem fez parte da Semana do Médico, aberta na terça-feira e organizada em conjunto pelo CRM, Associação Médica do Acre, Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) e Academia Acreana de Medicina. Na programação da semana, além das homenagens e ações sociais, muitos debates e palestras, incluindo a discussão de temas polêmicos como a judicialização da medicina e a competência legal na saúde suplementar.

“É uma grande honra receber esta homenagem, após tantos anos de carreira, nós que começamos a medicina no Acre em meio a tantas dificuldades. Vim para cá, casei, meus filhos são acreanos. Minha vida está aqui, e receber este reconhecimento hoje é gratificante” comentou Negeib El-Kadri, um dos homenageados

A presidente do CRM, Dilza Ribeiro, convidou os colegas a uma reflexão: “A cada ano temos mais médicos inscritos e menos médicos homenageados com o mérito de, após 25 anos de inscrição, não terem registros de infrações éticas”, disse.

Tião Viana graduou-se em medicina na Universidade Federal do Pará, entre 1981 e 1986. Em 1987, concluiu o Curso de Especialização em Medicina Tropical, do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília/Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. No ano seguinte, fez pós-graduação em Clínica Médica no Hospital Universitário de Brasília. (Tatiana Campos – Da Agência de Notícias do Acre)