eleicao-huerb-2020

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos, participou nesta segunda-feira (17) da abertura da eleição para escolha do Diretor Clínico do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). A votação ocorre das 8h às 18h até a quarta-feira (19).

Além da presidente do Conselho, a diretora de assistência da unidade, Mônica silvina Maia Nascimento, o assessor jurídico do hospital, Eduardo Dávila Celestino e o membro da comissão eleitoral, Walgley Braga, participaram da abertura da eleição. Ao todo, duas chapas concorrem às vagas. Ainda está aberto o edital para eleição da Comissão de Ética Médica da unidade.

Cerca de 170 médicos estão aptos a votar. A primeira chapa é formada pela Dra. Geórgia Cristina Hernandez Micheletti (diretora clínica) e o Dr. Raimundo Nonato Anute de Lima (vice-diretor clínico) e a segunda pela Dra. Carolina Pinho de Assis Pereira (diretora clínica) e Dr. Everson de Freitas da Silva (vice-diretor clínico).

Para o assessor jurídico da unidade, Eduardo Dávila Celestino, o processo eleitoral para o cargo de direção clínica do Huerb tem o objetivo de garantir, dentro da instituição, a democracia e o comprometimento da equipe em estruturar todos os setores da unidade em busca de melhorias para a classe médica.

“Hoje o Pronto Socorro precisa bastante de um diretor clínico atuante, tendo em vista, que dentro de suas competências, visa garantir a correta aplicação do fluxo dentro da unidade, sendo responsável pela coordenação e supervisão do corpo clínico da instituição, assegurando que todo paciente tenha um médico assistente”, afirmou o assessor.

A presidente do CRM parabenizou a atuação e engajamento dos profissionais médicos que estão fazendo questão de ocupar seus espaços nas unidades e falou da importância do diretor clínico que se constitui como cargo de representação médica dentro das instituições de saúde e um elo entre CRM e corpo clínico.

“Fazia muito tempo que eu não via os médicos participando de eleição de diretor clínico, inclusive, tínhamos dificuldade de encontrar profissionais que quisessem assumir esse cargo que é tão importante. E hoje estamos vendo a disputa entre colegas, com proposta e muitos médicos comparecendo já no primeiro dia para votar. É um momento democrático entre os médicos do Huerb. Então, a gente vê que os médicos estão se organizando e vendo a importância da direção clínica dentro da instituição em que atuam e desse elo do CRM com eles através da direção clínica”, disse Leuda Dávalos.

Atribuições da Direção Clínica:

• Responsável pela assistência médica, coordenação e supervisão dos serviços médicos na instituição.
  • Obrigatoriamente eleita pelo corpo clínico da instituição de saúde.
  • Representante do corpo clínico do estabelecimento assistencial perante o corpo diretivo da instituição.
  • Responsável por notificar ao Diretor Técnico, sempre que for necessário, para que haja o fiel cumprimento de suas atribuições.

eleicao-huerb-20201eleicacao-huerb-20208eleicao-huerb-20202eleicao-huerb-20203eleicao-huerb-20204eleicao-huerb-20205eleicao-huerb-20206eleicao-huerb-20207