Nesta quinta-feira (3), o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) participou de uma importante reunião com a Polícia Civil do estado. O encontro, proposto pelo CRM-AC, contou com a presença da presidente da autarquia, Dra. Leuda Dávalos, assessor jurídico, Dr. Mario Rosas, do Delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel, e do Dr. Ítalo Maia, diretor do Instituto Médico Legal, além de representante do Sindicato dos Médicos.

O objetivo primordial da reunião foi discutir a abordagem da Polícia Civil em relação aos médicos durante a realização de exames de corpo de delito. A iniciativa surge após um recente episódio em que o CRM-AC acionou o Ministério Público do Estado e a Corregedoria da Polícia Civil para denunciar o tratamento recebido por uma médica em unidade de saúde no interior do estado.

A Dra. Laureangela da Silva de Sousa encontrava-se de plantão na Unidade Mista de Manoel Urbano, quando foi abordada de maneira agressiva por um agente de Polícia Civil, que exigiu que ela realizasse um exame de corpo de delito sob ameaça de prisão por prevaricação.

A reunião entre o CRM-AC e a Polícia Civil possibilitou o diálogo e a busca por soluções para evitar incidentes semelhantes e garantir o respeito e a segurança aos profissionais da medicina no exercício de suas funções.

Esse encontro representa um passo significativo na busca por melhorias nas condições de trabalho e na interação entre a Polícia Civil e os médicos, visando um serviço de qualidade à população e o pleno respeito aos direitos profissionais.

Ao final do encontro, ficou definido que o delegado irá repassar uma orientação formal aos policiais a fim de respeitar a autonomia médica, para que não haja mais nenhum prejuízo ao trabalho do médico e da própria Polícia Civil. Além disso, comprometeu-se a elaborar ainda este mês uma normativa possibilitando um fluxo adequado para esse tipo de atendimento. Com relação à situação envolvendo a Dra. Laureangela, a Corregedoria da Polícia Civil instaurou um procedimento para apurar o caso.