Lançamento ocorreu nesta sexta-feira (23)

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Leuda Dávalos, participou do lançamento do programa da prefeitura de Rio Branco “Medicamento em Casa”, nesta sexta-feira (23), na Policlínica Barral y Barral, em Rio Branco. Segundo a prefeitura, o programa o programa terá como diferencial a dispensação de medicamentos específicos, serviço de farmácia clínica e entrega de medicamentos em domicílio.

“Sem dúvida, é um projeto que vai dar maior comodidade para os pacientes domiciliados e acamados, que recebem medicação de uso contínuo. Interessante é que o programa vai ser acompanhado e orientado pelos farmacêuticos clínicos. Ou seja, é a oferta de um serviço com responsabilidade e que vai alcançar as pessoas que têm dificuldade de chegar até a unidade de saúde. O CRM parabeniza a iniciativa e se coloca à disposição da prefeitura de Rio Branco no que for possível”, disse a presidente do Conselho.

Programa

A Prefeitura Municipal de Rio Branco investiu mais de R$ 150 neste programa que vai fazer o cadastramento dos beneficiários, conforme as etapas previstas. Ainda de acordo com a administração pública, a estimativa é que mais de 7,7 mil pessoas sejam atendidas pela ação na primeira etapa, mais de 5 mil na segunda e outras 181 na terceira.

A entrega de medicamento em domicílio será dividida em três etapas. Na 1° etapa serão atendidos os pacientes acamados/domiciliados e os cadeirantes. Na 2º etapa os portadores de doença de Parkinson e Portadores de osteoporose com mais de 65 anos. Na 3° etapa, pacientes portadores de doença Renal Crônica e idosos com dificuldade de locomoção. Serão atendidos pelo programa aqueles pacientes que fazem uso de medicamentos ou material médico hospitalar de uso continuo.

O Serviço de Farmácia clínica será realizado por farmacêuticos clínicos com intuito de orientar os pacientes além de identificar, solucionar e prevenir a ocorrência de problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Lançamento ocorreu nesta sexta-feira (23)