O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) promoveu nesta quarta-feira (10), por videoconferência, uma reunião de apresentação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), criado pelo Conselho Federal de Medicina. Participaram do encontro representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), Uninorte e ITPAC Cruzeiro do Sul, instituições de ensino que ofertam curso de medicina no Estado.

A apresentação foi feita pelo coordenador do Saeme-CFM, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho e pelo coordenador executivo do SAEME-CFM, Dr. Milton de Arruda Martins. Eles ressaltaram que o Saeme tem dado uma importante contribuição para a melhoria das faculdades de medicina brasileiras.

Entre os representantes das faculdades estiveram presentes a pró-reitora de graduação da Ufac, Prof. Ednacelí Abreu Damasceno; a coordenadora adjunta do curso de medicina da Uninorte, Prof. Ruth Silva Lima da Costa; o coordenador da ITPAC, Prof. Leonardo Rodrigues e a coordenadora do curso de medicina da ITPAC, Dra. Suiane Valle.

O SAEME é um programa que objetiva chancelar a qualidade das instituições de ensino médico no Brasil, como forma de contribuir para a inserção de bons médicos no mercado de trabalho. Criado em 2016 pelo CFM, o programa já acreditou mais de 40 escolas médicas.

Ao dar início à reunião, a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos agradeceu a disponibilidade dos coordenadores do Saeme em fazer a apresentação para as faculdades do Acre e ressaltou a importância de as instituições aderirem ao sistema de acreditação do CFM. A doutora informou que três faculdades ofertam curso de medicina no Acre, sendo duas em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul, no interior do Estado.

Um dos requisitos para solicitar creditação é ter formado, ao menos, uma turma no curso de medicina, portanto, somente a faculdade ITPAC em Cruzeiro do Sul não teria condições de dar início ao pedido de creditação neste momento. Mas, foi orientada pelos coordenadores que já pode verificar os indicadores de qualidade do programa e usá-los no plano de curso. A vigência do certificado é de seis anos, sendo que nesse período, a cada dois anos, a instituição de ensino deve elaborar relatório informando sobre possíveis modificações.

“O Conselho Federal de Medicina considera o ensino médico como um bem público. Então, nós precisamos formar médicos com qualidade, de forma que dê segurança à sociedade”, disse o coordenador do Saeme, Dr. Donizetti Dimer. “Nosso objetivo não é regular, e sim ajudar e contribuir com as instituições para aprimorarem a qualidade de ensino”, destacou o coordenador executivo do programa, Dr. Milton Martins.

O SAEME-CFM é disponibilizado para todas as faculdades de medicina do Brasil. A avaliação é feita a partir do projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional da faculdade, que recebe os conceitos de suficiência e insuficiência. O sistema permite ainda identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.

Ao final da apresentação, os representantes das três faculdades demonstraram interesse em aderir ao programa e informaram que irão discutir internamente sobre a questão.