O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) recebeu nesta sexta-feira (26) o diretor do Departamento Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Dr. Eder Gatti, para discutir os desafios da imunização no estado. A visita proporcionou a troca de experiências e debates sobre os avanços necessários para garantir uma cobertura vacinal eficiente e abrangente.

Além do Dr. Gatti, estiveram presentes no encontro o Dr. Pedro Pascoal, Secretário de Saúde do Estado do Acre, a Dra. Leuda Dávalos, presidente do CRM-AC, o Dr. Alan Areal, vice-presidente do CRM, e os conselheiros diretores Dra. Katia Simone e Dr. Marcos Parente. Também participaram da reunião as conselheiras Dra. Maria das Graças Ribeiro e Dra. Dinair Leão, bem como o secretário de Saúde de Acrelândia e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre, Dr.Victor Martineli, além de médicos e representantes de setores de imunização no Acre.

Durante o encontro, os participantes destacaram a importância do envolvimento de todos para fortalecer a imunização no Estado do Acre. Foram abordados diversos tópicos, como estratégias de mobilização e parcerias entre o governo federal, estado, municípios e entidades ligadas à saúde. O objetivo é garantir que a população tenha acesso adequado e efetivo às vacinas.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, expressou o total apoio e disponibilidade da autarquia em fazer parcerias e colaborar ativamente com as ações de incentivo à imunização. E destacou que o Conselho entende a importância de melhorar os índices de cobertura vacinal no Estado, uma vez que a imunização é uma medida fundamental para prevenir doenças.

“O Conselho Regional de Medicina do Acre se coloca à disposição para unir forças nessa luta pela imunização. Reconhecemos a importância de combater doenças já erradicadas e não permitir que voltem a afetar nossa população. Acreditamos que, juntos, poderemos melhorar os índices de cobertura vacinal no Estado e garantir a saúde de nossa comunidade”, afirmou a presidente.

O diretor do Departamento Nacional de Imunizações, Dr. Eder Gatti, Diretor falou sobre o lançamento da campanha de multivacinação no Acre, que ocorre neste sábado (27) e destacou que o Ministério da Saúde decidiu por antecipar a campanha de imunização no Acre e Amazonas, após a confirmação de um caso de poliomielite no Peru, país que faz fronteira com o estado acreano.

“Essa campanha vai envolver a checagem de carteira de crianças e adolescentes. Temos que recuperar as coberturas nacionais no Brasil como um todo, uma vez que há risco de reintrodução de doenças que foram eliminadas. Estamos com uma agenda de construir apoio a essa ação de multivacinação e viemos aqui ao CRM-AC, porque entendemos que é uma autarquia muito importante, que pode apoiar tanto o estado do Acre, quanto os municípios. Ter o apoio do CRM é uma forma de a gente estar próximo da instituição que pode trazer os médicos para a pauta da imunização”, disse o diretor.

O secretário estadual de Saúde, Dr. Pedro Pascoal ressaltou a importância de trazer colaboradores e incentivadores de vacinação para a campanha. “A campanha, diferente dos anos anteriores, é voltada a crianças e adolescentes de 0 a 15 de idade para a revisão da caderneta de vacinação na sua totalidade. Entendemos que os médicos têm um papel fundamental nesse processo, pois são formadores de opinião. Aqueles que estão na ponta precisam incentivar os usuários do SUS a usarem as vacinas, que são seguras e previnem inúmeras doenças. O que não podemos é deixar a cobertura baixa, ficando suscetível ao retorno de doença que já não existem mais.”

O secretário municipal de Saúde de Acrelândia e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre, Dr. Victor Martineli também comentou sobre a importância da atuação de todos os entes públicos e sociedade em geral para elevar os níveis de cobertura vacinal.

“O nosso maior objetivo é institucionalizar, buscar parceiros para que possamos aumentar o índice de cobertura vacinal. Sabemos da importância que tem a vacinação e os municípios, automaticamente com isso, também recebem mais recursos do Ministério da Saúde. Nós temos os indicadores a serem alcançado e sabemos que o Acre está bem abaixo. Nessa reunião, nós fizemos encaminhamento de realizar parcerias para que possamos minimizar essa distância que está da cobertura vacinal. Então nosso objetivo é fortalecer essas políticas públicas e estar trabalhando em prol da nossa população. O CRM-AC tem um papel fundamental nesse processo”, destacou o doutor Martineli.