NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) repudia veementemente o ocorrido com a médica Dra. Laureangela da Silva de Sousa durante seu plantão na Unidade Mista de Manoel Urbano nesta segunda-feira, 24 de julho, no interior do Estado.

A doutora encontrava-se de plantão para atender casos de urgência e emergência na referida unidade de saúde, sendo a única profissional médica disponível no momento, quando no seu horário de repouso foi abordada de forma agressiva por um agente de Polícia Civil exigindo que realizasse um exame de corpo de delito sob ameaça de prisão por prevaricação. Tal conduta, além de injustificável, causou grande abalo emocional à médica, que procurou o CRM-AC para solicitar apoio e providências. O Conselho tomou imediatas providências, entrando em contato com a delegada da cidade, que se solidarizou com a médica e colocou-se à disposição.

Desta forma, o CRM-AC comunica que irá acionar o Ministério Público do Estado e a Corregedoria da Polícia Civil, a fim de garantir a devida apuração dos fatos e responsabilização diante da conduta inadequada e abusiva contra a profissional de medicina. O Conselho ressalta ainda que está em tratativas com o Sindicato dos Médicos do Acre e o MP-AC para desenvolvimento de fluxo de atendimento que garanta estrutura adequada e assegure a autonomia do médico, bem como uma justa remuneração para a realização das atividades periciais, conforme preconiza o Código de Ética Médica.

Por fim, reforçamos nosso compromisso com a defesa dos direitos e prerrogativas dos médicos, assim como com a busca incessante por um ambiente de trabalho adequado para os profissionais da saúde, onde suas atribuições sejam exercidas com integridade e respeito aos princípios éticos e legais.

Leuda Dávalos

Presidente do CRM-AC