Reunião ocorreu nesta quinta (16)

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Dávalos, se reuniu, nesta quinta-feira (16), com a Promotoria da Vara Cível de Brasileia, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a situação dos serviços de saúde da cidade do interior do Acre diante da pandemia de Covid-19.

Participaram da reunião os promotores de Justiça, Luana Diniz Lírio Maciel e Rafael Maciel da Silva, o diretor geral do Hospital de Brasileia, Janildo Bezerra, o município estava representado pelo Dr. José Raimundo Monteiro, o diretor técnico da unidade, Dr. Rodrigo Prado e o enfermeiro responsável pela atenção básica.

Entre os assuntos abordados estão a questão do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente na guerra contra o novo coronavírus, além da necessidade de intensificar as ações de conscientização da população quanto a importância do isolamento social, que tem se mostrado o principal meio de barrar o avanço da doença. Outro ponto discutido foi com relação à organização do fluxo de atendimento dos pacientes Covid-19.

Na oportunidade, a presidente do CRM lembrou da última fiscalização realizada pelo Conselho no Hospital de Brasileia, no dia 8 de abril, onde foi constatado que a unidade possui EPIs em quantidade razoável e está com fluxo organizado para se for preciso fazer atendimento de pacientes suspeitos da Covid-19. Além disso, devido a dispensa dos funcionários que fazem parte do grupo de risco da doença, a gestão tem enfrentando o déficit de profissionais.

Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), nesta quinta-feira (16), o Acre estava com 115 casos de Covid-19 confirmados. Ainda nesta quinta, a Saúde confirmou mais uma morte causada pela doença no estado e o número de óbitos subiu para cinco. Do total de casos, 86 são em Rio Branco, 12 em Acrelândia, 13 em Plácido de Castro, 2 em Cruzeiro do Sul, 1 em Porto Acre e 1 no Bujari.