Reunião ocorreu nesta quinta-feira (16)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) sediou, nesta quinta-feira (16), a reunião do movimento “Médicos pela População” com o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene. Na oportunidade, foi aberto o debate sobre as sugestões de ações práticas para a melhoria no serviço público de saúde do estado.
O movimento, criado no último sábado (11), é composto por representantes do CRM-AC, Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) e da Associação Médica Brasileira. As entidades redigiram uma carta aberta aos gestores e à população acreana sobre os principais problemas enfrentados na saúde pública. O documento foi entregue ao secretário Alysson Bestene e a uma representante do Ministério Público do Acre (MP-AC), durante a reunião desta quinta.

O conselheiro Ricardo Mantilla, que representa o CRM-AC no movimento, falou da importância do movimento e disse que acredita que a classe médica unida, em conjunto com a população acreana, pode gerar bons resultados e melhorar a situação da saúde pública do estado.

“Foi muito importante apresentar ao secretário de Saúde a criação desse movimento que visa apontar as principais deficiências de cada unidade de saúde do estado e assim ajudar na gestão para uma melhor aplicação da verba pública que traga resultados na prática médica diária e com isso melhore o atendimento à população, que é o objetivo desse movimento. Isso porque, entendemos que melhorando as condições de trabalho dos que atuam na área da saúde, seja com a aquisição de aparelhos necessários, seja com a reposição de medicamentos e insumos indispensáveis, acaba atingindo e melhorando a saúde da população”, afirmou o conselheiro.

O secretário de saúde agradeceu o convite para a reuniu e se disse alegre com a criação do movimento. “Eu fico muito feliz, a gente sempre pediu o envolvimento de todos. Para mim é uma honra receber essa carta, desde os primeiros dias que assumi a Secretaria de Saúde, inclusive no período de transição governamental ainda, me lembro que a gente já se reuniu por várias vezes com toda a classe médica, com sindicato e Conselho. Então, era isso que a gente buscava”, disse Alysson Bestene.

Veja a carta na íntegra:

Carta aberta à População do Estado do Acre
É de conhecimento de todos os graves problemas relacionados ao atendimento em saúde como falta de medicamentos, falta de materiais, enormes filas para cirurgia, péssimas condições das instalações para o atendimento, falta de segurança, entre outros.

A maioria das soluções não tem levado em consideração as particularidades do local e da população atendida, e muitas vezes há uma visível distância entre as ações propostas pelo governo e o que se observa na prática.

Portanto, nós, médicos do Estado do Acre, vimos por meio deste documento comunicar a formação do “MOVIMENTO MÉDICOS PELA POPULAÇÃO”.

Esse MOVIMENTO tem como único objetivo melhorar as condições de atendimento da população do Acre, de forma clara e objetiva, com ações práticas, embasadas no conhecimento técnico de cada especialidade e levando em consideração as particularidades de cada unidade de saúde, em cada localidade do Estado.

Esse MOVIMENTO fará um plano estratégico, intermediado pelas entidades competentes, para ajudar a gestão a melhorar a governança dos recursos públicos em saúde de forma que esses recursos realmente cheguem aos usuários do SUS.

Esse MOVIMENTO também criará uma comissão técnica de acompanhamento das ações e exigirá, por meio do CRM e do Sindmed-AC, naquilo em que compete cada entidade, respostas objetivas dos órgãos públicos para as demandas identificadas.

Acreditamos que, com o apoio do Governo do Estado do Acre, o MOVIMENTO MÉDICOS PELA POPULAÇÃO constitui um novo meio de enxergar e resolver os graves problemas desse setor.