visita-jurua1

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos, esteve no Hospital do Juruá e no Hospital de Campanha que leva o nome do Dr. João Luiz Angelim, médico urologista vítima do novo coronavírus no início de junho, nesta quinta-feira (22), em Cruzeiro do Sul, no interior do Estado. A equipe do Conselho está na cidade para a programação da Semana do Médico e aproveitou para visitar a unidade de saúde.

As unidades se tornaram referências para o atendimento dos pacientes com Covid-19 na região do Juruá, que compreende sete municípios acreanos e ainda moradores de duas cidades do Amazonas. De acordo com o diretor do Hospital, antes mesmo dos primeiros casos de infecção pelo coronavírus na cidade, a direção, junto com a sociedade civil, começou a se organizar e implantou uma UTI com 10 leitos e 43 leitos de enfermaria destinados a esses pacientes. Com a implantação do Hospital de Campanha foram instalados mais 60 leitos de enfermaria, 10 de UTI e 20 leitos de semi-intensivos.

visita-jurua3

“No auge da pandemia, chegamos a ter 72 pacientes internados na unidade. Tivemos a necessidade de ampliar a equipe destinada ao atendimento desses pacientes, o que necessitou da contratação de mais profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e demais profissionais de apoio. Entendo que, apesar das dificuldades e do grande desafio posto à administração, à equipe médica e demais profissionais, a resposta dada foi satisfatória. Entendo que o saldo desse enfrentamento foi positivo”, disse o diretor.

Durante a visita, a doutora Leuda Dávalos foi acompanhada pelo diretor da unidade, que é conselheiro do CRM, e pela irmã Nair Terezinha, uma das gestoras da unidade. Segundo a presidente, as unidades de saúde estão bastante organizadas e seguem os protocolos indicados pelos órgãos de saúde.

“Desde a recepção você já vê o sorriso no rosto dos funcionários. A gente observa que foi uma verdadeira força-tarefa do hospital, da gestão, corpo clínico e sociedade civil e hoje estão com uma estrutura bem organizada para cuidar da população de Cruzeiro do Sul. Eles têm médico visitador na enfermaria, médico plantonistas para intercorrências, médico no ambulatório normal e médico do ambulatório Covid. Além de médico na UTI Covid e não Covid, médico no pronto atendimento, cirurgião, radiologista, ortopedista, enfim, uma equipe completa. Tenho certeza que a população de Cruzeiro está sendo muito bem assistida. Fiquei encantada com a organização, distribuição e fluxo tanto do Hospital do Juruá como do hospital de Campanha”, afirmou a presidente.

visita-jurua2

Homenagem Semana dos Médicos

Seguindo com a programação da Semana dos Médicos, o CRM homenageia profissionais que atuam na cidade de Cruzeiro do Sul pelos 15, 20 e 45 anos de profissão. A solenidade ocorre às 19h desta quinta-feira (22) no Hospital do Juruá.

Entre os médicos que vão ser homenageados estão Dr. Francisco Albino, Dr. Theobaldo Dantas, Dra. Alba Dantas e Dr. Reginaldo dos Santos pelos 15 anos de atuação na medicina no Estado. Além do Dr. Laurence Alvarez e Gustavo Adolfo pelos 20 anos de profissão e doutores José Alberto e Manoel Correia pelos 45 anos de trabalho.

As homenagens vão ser entregues pela presidente do CRM, que tem percorrido as cidades do interior durante esta semana. Na última segunda-feira (19), a presidente esteve em Brasileia entregando as homenagens aos médicos da região do Alto Acre. Na quarta (21) iniciou a viagem para a região do Juruá, parando na cidade de Feijó para entregar uma placa para a médica Sirlândia Maria Oliveira de Brito pelos 15 anos de profissão e em Tarauacá para o médico Josiane Ferreira pelos 20 anos.

“Fizemos questão de vim pessoalmente entregar essas homenagens a esses profissionais que dedicaram tantos anos a essa profissão tão importante e à população do nosso estado. Hoje queremos agradecer não só a eles, mas a todos os médicos pela coragem e dedicação com que sempre trabalham. A pandemia evidenciou ainda mais o quão esses profissionais são essenciais e estão onde a sociedade precisa, mesmo diante de todas as adversidades. São profissionais que além de parabéns merecem todo respeito e, acima de tudo, valorização”, disse a presidente.

Em todo estado 116 médicos estão sendo homenageados este ano por terem completado 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 anos de profissão, sendo exemplos de ética, responsabilidade, compromisso e profissionalismo para toda classe médica.