O Conselho Regional de Medicina do Acre, seguindo o Programa de Fiscalização deste Conselho, realizou vistorias nos dias 04,18 e 23 de maio, em Rio Branco e em cidades do interior do Estado.

No dia 04, o conselheiro, Dr. George Umeoka, fiscalizou as UBS da Zona Rural do município de Senador Guiomar, em conjunto com o Ministério Público daquele município. . Constatou-se a insuficiência de insumos e de atendimento médico nas unidades.

. No dia 18, o Dr. George Umeoka, , realizou, junto com a equipe do Ministério Público de Assis Brasil,vistoria na Unidade Mista e demais unidades de Assis Brasil, onde constatou-se na Unidade Mista de Assis Brasil diversas irregularidades .

No dia 23, o Conselheiro, Dr. Marcus Yomura, realizou vistoria no Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital das Clínicas, onde foi recebido pelo Chefe de Serviço do Laboratório, Dr. Rogério Ferraz Baquete. Várias situações inadequadas foram constatadas, tais como: Falta de profissionais médicos e equipe de apoio . Já que muitos profissionais da equipe de apoio foram demitidos devido à decisão judicial de dispensar profissionais pelo Pro Saúde e outros servidores se aposentaram e não houve reposição dos mesmos e falta constante de insumos básicos para realização do serviço.

Agora serão feitos os relatórios relatando todas as irregularidades encontradas nas vistorias para serem encaminhadas aos setores responsáveis para serem tomadas as devidas providências.