O Código de Ética do Estudante de Medicina foi tema de uma palestra ministrada pelo Primeiro-Secretário do Conselho Regional de Medicina do Acre, Dr. Virgilio Prado, neste sábado (21), aos acadêmicos do 9º período do curso de medicina da Uninorte, em Rio Branco, que iniciam a fase do internato.
Com conteúdo adaptado do Código de Ética Médica e inspirado em códigos semelhantes editados em outros países, o Código de Ética do Estudante de Medicina contém os preceitos éticos, deveres e regras que devem balizar o relacionamento entre estudantes, profissionais, professores/orientadores e colegas. Ao todo, são 45 artigos organizados em seis eixos que ressaltam atitudes, práticas, princípios morais e éticos para guiar os estudantes de medicina dentro e fora da sala de aula.
CONFIRA AQUI O CÓDIGO COMPLETO
Durante a palestra, o conselheiro diretor do CRM-AC ressaltou aspectos elencados nos principais eixos do referido código, como a postura e comportamentos do estudante no processo formativo da graduação, o desenvolvimento de habilidades interpessoais saudáveis e a relação do estudante com as instituições de saúde, com a comunidade e com a equipe multiprofissional.
“A palestra serviu, basicamente, para revermos todas as nossas condutas éticas. O doutor Virgilio trouxe informações sobre o que a gente tem que seguir tanto no nosso internato quanto depois, quando nos formarmos. É uma aula, literalmente, para nossa vida”, disse a acadêmica Jordana Decarli.
A estudante Ivana Bergamin falou sobre os desafios da nova etapa e como a palestra contribuiu para a formação do grupo. “Essa aula trouxe não só uma reafirmação do que a gente veio aprendendo ao longo dos períodos com nossos professores e preceptores, mas também um pouco de como agir nessa nova fase. A nossa relação com a equipe multiprofissional, nossos deveres e a conduta que deveremos ter para quando chegar a tão sonhada formação. Foi uma palestra esclarecedora e é uma preparação para sermos bons profissionais.”.
Os acadêmicos tiveram três dias de preparação para entrarem na fase de internato, começando com uma solenidade e assinatura do termo, em seguida com visita ao Hospital Santa Juliana e, por fim, com a palestra do diretor do CRM-AC.
“A palestra foi muito significativa, porque nossa ideia é reforçar aquilo que, ao longo de quatro anos, já vem sendo falado para eles, do quanto que esperamos uma postura ética e profissional. O CRM para a gente é uma grande referência nisso, na verdade, a maior se estamos falando de educação médica, de discutir procedimentos éticos e postura profissional. Então fazemos questão sempre de ter esse momento com o CRM”, afirmou a coordenadora adjunta do curso de medicina da Uninorte, Ana Flávia Angel.
A também coordenadora adjunta do curso, Rebecca Ribeiro ressaltou a importância do tema abordado para os acadêmicos. “Esse talvez seja o momento mais importante do início desse novo período, porque vai ser o fundamento do comportamento desses estudantes durante o internato e que eles vão levar para o futuro, como médicos. Esse comportamento ético é essencial para o médico. Não adianta nossos acadêmicos e futuros médicos terem todo conhecimento técnico, de diagnóstico, de tratamento, e não serem pessoas éticas e corretas nas condutas com os pacientes. Então, priorizamos muito esse momento, que vai ser a base para o comportamento deles tanto com os pacientes, familiares, quanto com a equipe de saúde e entre eles mesmos”, concluiu.