reuniao-into

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) se reuniu nesta quarta-feira (10) com o médico Osvaldo Leal, que assumiu a coordenação do hospital de referência para atendimento de pacientes com Covid-19 em Rio Branco, o Instituto de Traumatologia do Acre (INTO-AC).

Na oportunidade, o Dr. Osvaldo falou sobre as mudanças que estão sendo feitas na unidade e também comentou com relação ao número de atendimentos diários, quantidade de pacientes internados nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos leitos clínicos, além do número de médicos que compõem o corpo clínico da unidade e escalas médicas.

Um dos pontos citados pelo novo coordenador foi sobre a relação da equipe da unidade com os familiares dos pacientes. Ele disse que estão sendo feitas algumas alterações para melhorar essa situação que, inclusive, foi alvo de reclamações anteriormente e até de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre. O Dr. Osvaldo falou ainda sobre a melhoria na relação com os médicos visitantes – aqueles que não fazem parte do corpo clínico da unidade e que vão até a unidade para verificar a situação de algum paciente.

Outra situação pontuada pelo coordenador é a necessidade de contratação de mais médicos para atuarem no INTO-AC, uma vez que a unidade deve aumentar a quantidade de leitos até a próxima semana.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos desejou sorte ao coordenador pelo novo desafio e disse que o Conselho está à disposição para contribuir com o que for preciso. Ela falou ainda sobre a possibilidade de disponibilizar cursos aos médicos que atuam na unidade, através da Educação Médica Continuada, para auxiliar no melhor atendimento aos pacientes. E informou sobre o número de novos médicos inscritos no CRM-AC nos últimos meses. Segundo ela, em menos de dois meses, o Conselho expediu 45 novas inscrições de profissionais.