Reunião ocorreu na noite desta segunda-feira (20)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) recebeu, na noite desta segunda-feira (20), o secretário de Saúde do estado, Alisson Bestene, para discutir o atual cenário da área, além das reclamações que são relatadas tanto pelos profissionais como pela população e constatadas durante as fiscalizações da autarquia.

Estiveram presentes na reunião, a presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, o 1° Secretário, Virgílio Prado, a conselheira federal Dilza Ambros, a vice-presidente, Thereza Neuma, o tesoureiro, Marcus Vinícius Yomura, o corregedor Alexandre Baroni e o subcorregedor, Ricardo Mantilla.

Um dos pontos ressaltados pela diretoria, foi a situação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), além do déficit de horas médicas, falta de insumos nas unidades e superlotação.

Diretoria do CRM recebeu secretário estadual de saúde

“O Huerb é nossa grande preocupação. Temos relatos de profissionais sobrecarregados, casos de médicos sendo ameaçados por pacientes, outros tendo surtos psicóticos devido essa sobrecarga de trabalho e a gente precisa saber o que tem sido feito para minimizar essas queixas. De antemão, nos colocamos à disposição para colaborar com o que for possível para melhorar o exercício da medicina no estado do Acre”, afirmou a presidente do Conselho.

O secretário apresentou a situação da saúde no estado e os falou sobre os principais gargalos enfrentados pela nova gestão. Bestene afirmou que todo esforço está sendo feito para resolver os problemas.

Segundo ele, com relação aos insumos, estão sendo providenciados os contratos com as empresas fornecedoras e muitos itens já foram comprados e devem ser entregues em breve. Além disso, o secretário citou o processo seletivo aberto pela Sesacre com objetivo de resolver o déficit de profissionais, mas que acabou sendo cancelado, após irregularidades.

Reunião foi para discutir cenário atual da área da saúde no Acre