Durante a pandemia do novo coronavírus, 113 novos leitos de internação – aqueles destinados a quem precisa permanecer num hospital por mais de 24 horas – foram habilitados nos últimos meses pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Acre para atender pacientes confirmados ou com suspeita de infecção por Covid-19. É o que mostra um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Conforme os dados, em janeiro deste ano, o Acre contava com 1.350 leitos de internação no SUS e em junho, esse número passou para 1.463 unidades. Se comparado janeiro deste ano com o mesmo mês do ano de 2011, houve uma perda de 65 leitos.

Ainda segundo o estudo, desde janeiro de 2012, os números de leitos reduziram ano a ano até o mês de março de 2020, quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19 no Acre e foram iniciadas as aberturas de novas vagas. Ou seja, a abertura de unidades para atender os pacientes durante a pandemia interrompeu uma década de queda nesses números.

Em todo Brasil, foram habilitados cerca de 22,8 mil novos leitos de internação. De acordo com o levantamento, essa é a primeira vez, em pelo menos dez anos, que esse tipo de infraestrutura volta a aumentar no País.

“Vale lembrar que, diferente de muitos Estados brasileiros, os leitos do SUS abertos durante a pandemia no Acre foram em hospitais de campanhas fixos, ou seja, em estruturas que provavelmente devem ser mantidas após este período que estamos vivendo e é exatamente isso que nós esperamos que ocorra, ou seja, que eles não sirvam apenas de retaguarda provisória”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Leuda Dávalos.

Acesse aqui a evolução de leitos SUS por ESTADO

Acesse aqui a evolução de leitos SUS por CAPITAL