O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) publicou, nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE) e Diário Oficial da União (DOE) o edital com informações sobre a Eleição 2023, para escolha dos conselheiros titulares e suplentes que vão estar à frente da instituição durante os próximos cinco anos.

Pela primeira vez, a eleição será totalmente pela internet. O edital, que traz as principais informações sobre o prazo das inscrições de chapas, a data de votação e a forma como ocorrerá o processo eleitoral, segue as regras definidas pela Resolução CFM nº 2.315/2022, publicada em 23 de junho do ano passado.

Clique aqui e confira o documento na íntegra

Registro de Chapas

O prazo para apresentação na Secretaria do CRM-AC dos pedidos de registro de chapas (titulares e respectivos suplentes) concorrentes ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre terá início às 8h (horário do Acre) do dia 5 de junho de 2023, segunda-feira, e término às 18h (horário do Acre) do dia 20 de junho de 2023, terça-feira.

As chapas deverão ser constituídas por 20 conselheiros titulares e 20 suplentes.

Data da eleição

A eleição acontece nos dias 14 e 15 de agosto de 2023 (segunda e terça-feira, respectivamente), das 8h às 20h (horário de Brasília), de forma online.

Por onde votar?

A votação será mediante senha individual fornecida pelo sistema aos Profissionais Médicos adimplentes, integrantes do Colégio Eleitoral. O CRM-AC disponibilizará em seu site as informações sobre o processo eleitoral e o link de acesso para a votação.

Para conseguir votar, o médico não poderá ter débitos com o sistema conselhal e deve estar com seus dados atualizados. É preciso que a foto, o endereço de e-mail ou o telefone sejam atuais.

Obrigatoriedade

O voto será obrigatório e será exercido diretamente pelo Profissional Médico, com registro principal e/ou secundariamente e em pleno gozo de seus direitos profissionais (quite com suas anuidades), sendo facultativo para Profissionais Médicos com mais de 70 anos.