visita-maternidade-juruá2

Em programação da Semana do Médico na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, a presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Dra. Leuda Dávalos, visitou o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá. A unidade possui mais de quatro mil metros quadrados, mais de 60 leitos e 300 servidores e atende, em média, mil pacientes por mês, sendo cerca de 250 partos mensais.

Durante a visita, a presidente foi acompanhada pelo gerente geral da unidade, Rafael Gomes, gerente de assistência, Fernando Rossi, gerente administrativo Roudinei Queiroz e pelo diretor técnico, Dr. Billy Rodrigues.

“Na verdade, a maternidade está sempre de portas abertas para receber as delegações dos mais diversos conselhos de classe. É com satisfação e alegria que recebemos a visita da Dra. Leuda e da comitiva dela. Nós tivemos a oportunidade de nos apresentarmos, de apresentar a instituição. Enquanto Conselho, é muito importante que tenham noção do tamanho e da importância dessa unidade de saúde para o Vale do Juruá, pois somos referência regional para assistência ginecológica, obstétrica e neonatal”, afirmou o gerente de assistência.

visita-maternidade-juruá1

Ainda de acordo com Fernando Rossi, a maternidade de Cruzeiro do Sul foi a primeira do Estado a fazer um parto de gestante com Covid-19. Segundo ele, a unidade se organizou desde o mês de abril para garantir a segurança dos servidores e dos pacientes durante a pandemia.

“Com o advento da pandemia, todas as unidades tiveram que se organizar para continuar prestando assistência à saúde, como já prestavam e ainda proteger seus servidores e pacientes da Covid-19. Então, nós rapidamente iniciamos algumas alterações tanto estruturais como na forma de atendimento, o Estado nos deu apoio técnico, material e com EPIs. Graças a Deus, em momento nenhum tivemos falta de EPIs. Nós também contamos muito com a expertise e solicitude com que nossos servidores se colocaram ao nosso lado, todos nos ajudando a organizar fluxos. Num primeiro momento tivemos que improvisar alguns materiais como os macacões impermeáveis, que foi nossa costureira quem providenciou os primeiros, depois recebemos da Sesacre. E a maternidade foi a primeira do Estado a conseguir se organizar de tal maneira que acabamos por realizar o primeiro parto de paciente com Covid-19”, contou Rossi.

A presidente do CRM parabenizou a organização da unidade de saúde. “Ficamos muito felizes em ver que as unidades têm conseguido com o esforço de todos, tanto dos gestores como dos servidores, manter um atendimento de qualidade à nossa população. Nossa gratidão eterna a cada profissional que precisou se reinventar e se dedicar ainda mais durante essa pandemia para salvar vidas e, no caso da maternidade, para trazer vidas com saúde e segurança”, afirmou a Dra. Leuda Dávalos.

visita-maternidade-juruá3