medico-voluntario2

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Associação dos Médicos do Acre (Amac) organizam o Programa Médico Voluntário (PMV) para atender aos desabrigados da cheia do Rio Acre, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco (Expoacre). A nova edição da ação social busca dar apoio às famílias em um momento em que não existem mais leitos nos hospitais em virtude da pandemia pelo novo coronavírus e devido à epidemia de dengue.

O convite recebeu adesão da classe que estará utilizando o horário de folga, longe da família, para oferecer serviço de saúde. A união e a solidariedade também busca reduzir a quantidade de pessoas que acabam procurando as unidades de saúde, resultando em aglomeração e demora no atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais.

Esta é a terceira edição do Programa Médico Voluntário que geralmente é ativado quando existem casos de famílias desabrigadas e outras crises que podem causar o risco de morte de grande quantidade de pessoas, como os casos de dengue e coronavírus.

Para evitar a sobreposição de profissionais na mesma unidade e para identificar todos os voluntários, as entidades formataram uma lista para identificar todos os participantes.

medico-voluntario1

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, aproveitou para exaltar o espírito solidário da classe. “Agradecer é a palavra de ordem neste momento. Nossos médicos, mesmo trabalhando exaustivamente em seus plantões nas unidades de saúde do Estado e municípios, se disponibilizaram para ajudar ainda mais a população do nosso estado que tanto tem sofrido na luta contra essas doenças. Nossa gratidão eterna a esses guerreiros e guerreiras que não fogem da luta e estão sempre à disposição para cuidar do bem maior, que é a vida”, destacou.

As entidades ainda aderiram à campanha de arrecadação de donativos e pedem a doação em dinheiro para a compra de cestas básicas. Itens como alimentos, fraldas e kits de limpeza são os produtos que as famílias mais necessitam.

“Estamos buscando apoio em todo o Brasil para mobilizar uma arrecadação para reduzir o sofrimento da população”, finalizou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.