O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vem atuando na fiscalização das Unidades de Saúde para garantir que a população tenha um atendimento de qualidade e os profissionais médicos tenham melhores condições de trabalho.

Como parte do planejamento do Conselho, as fiscalizações são realizadas periodicamente nas Unidades de Saúde de Rio Branco e do interior do Estado. Conselheiros e técnicos visitam as Unidades onde verificam toda estrutura e os equipamentos. Todas as informações são encaminhadas às autoridades competentes para que as devidas providências sejam tomadas.

Atuando como órgão supervisor da ética profissional e disciplinador da classe médica, cabe ao Conselho Regional de Medicina zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.

Para a nova Diretoria do CRM-AC, as fiscalizações são fundamentais para que os profissionais médicos possam exercer a medicina de modo a oferecer um atendimento de qualidade para a população.

A intenção é caminhar cada vez mais perto dos médicos, colaborando assim, para que a população acreana tenha acesso a um atendimento de qualidade na Saúde e os profissionais possam ter condições para realizar seu trabalho.

Novas regras

Os Conselhos de Medicina prepararam uma lista mínima, com a descrição de equipamentos e de infraestrutura necessários para o funcionamento de consultórios e ambulatórios médicos, como os postos de saúde (mais conhecidos como UBSs).

Este check list, que será de conhecimento público, passará a orientar as ações de fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e consta de Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser publicada no dia 12 de novembro. Nos próximos meses, deverão ser divulgados novos roteiros de vistoria voltados para hospitais, prontos socorros e outros tipos de estabelecimentos de saúde.

A norma moderniza as regras de fiscalização e estabelece critérios mínimos para o funcionamento de estabelecimentos médicos. A Resolução também fixa uma nova sistemática para as vistorias e traz um modelo para o preenchimento de prontuários e para elaboração das anamneses (entrevistas dos médicos com os pacientes). A nova proposta substitui a Resolução 1.613/01 e tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços médicos oferecidos à população.