O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) recebeu, nesta terça-feira, 27, a visita de pesquisadores envolvidos em um estudo pioneiro sobre o uso da substância “Psilocibina” como tratamento para depressão. A reunião contou com a presença dos conselheiros Dr. Alessandre Gomes e Dra. Daniela Neves Fernandes, além da médica psiquiatra Dra. Ismália Oliveira da Silva, membro das Câmaras Técnicas de Psiquiatria e de Combate à Dependência Química e Suicídio do CRM-AC.
Entre os pesquisadores que visitaram o CRM-AC estava a psiquiatra Dra. Elisa Macedo Brietzke (CRM/SP 128292), que irá ministrar a palestra intitulada “Psilocibina para Depressão – Tratamento, Segurança e Perspectivas” nesta quarta-feira, 28, às 18 horas, no auditório do bloco E do Centro Universitário Uninorte. Dra. Elisa foi acompanhada pelo médico Dr. Cesar da Câmara Segre (CRM/SP 97363), também envolvido na pesquisa, e pelo mantenedor da Uninorte, Fábio Ricardo Leite, que organizou a visita.
Dra. Elisa destacou que o objetivo da visita ao CRM-AC foi apresentar o projeto de pesquisa e discutir os detalhes do estudo com os conselheiros do CRM-AC e com as Câmaras Técnicas. “Essa palestra vai abordar uma nova alternativa para o tratamento da depressão, que é a psicoterapia assistida por Psilocibina, uma substância extraída de cogumelos naturais, inclusive do Brasil”, explicou.
Ela também mencionou a importância da parceria com a Uninorte, que permitirá a realização de estudos clínicos pioneiros no país, colocando o Brasil em uma posição de destaque na pesquisa sobre a Psilocibina. Dra. Elisa possui vasta experiência acadêmica e prática, com mais de 300 artigos publicados e atuação em diversas instituições de prestígio internacional.
“Este será o primeiro ensaio clínico randomizado com Psilocibina no Brasil, o que coloca o país em uma posição muito privilegiada. A região Norte, em especial, possui muitos produtos naturais, como cogumelos e fungos, que contêm Psilocibina, e ainda são pouco explorados. Além disso, nossa parceria acadêmica visa também expandir o conhecimento, com o objetivo de desenvolver os profissionais de saúde mental da região”, comentou Dra. Elisa.
O conselheiro Dr. Alessandre Gomes destacou a relevância do estudo e o compromisso do CRM-AC em apoiar iniciativas que contribuam para a evolução da medicina no estado. “Agradecemos a visita dos pesquisadores e parabenizamos a faculdade pelo incentivo à pesquisa, que é essencial para o avanço da medicina e a melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes. O CRM-AC está à disposição para colaborar no que for necessário, cientes de que esse estudo pode trazer novas perspectivas para o tratamento da depressão no Brasil.”