Na tarde desta quinta-feira (11), os alunos do 12º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) foram recebidos pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) em um encontro que proporcionou informações sobre o processo de inscrição e as responsabilidades éticas inerentes à profissão médica.

O evento, conduzido pelo presidente em exercício do CRM-AC, Dr. Marcos Parente, contou com a presença do primeiro-secretário, Dr. Alan Areal, do assessor jurídico, Dr. Mario Rosas, e do coordenador em exercício do curso de medicina da UFAC, Dr. Hércules Magalhães, fortalecendo a integração entre a instituição de ensino e o Conselho.

Durante o encontro, os formandos receberam informações sobre as atribuições do CRM-AC e uma palestra para esclarecer os procedimentos, prazos e documentações necessárias para a inscrição no CRM. Uma oportunidade para os futuros médicos esclarecerem dúvidas e se aproximarem do Conselho.

O coordenador do curso, Dr. Hércules Magalhães, expressou sua gratidão pela iniciativa do CRM em promover esse encontro, destacando a importância da aproximação entre os estudantes e o Conselho. Dr. Mário Rosas, assessor de imprensa do CRM, abordou as atribuições da autarquia, enfatizando as responsabilidades judicantes e fiscalizatórias.

O primeiro-secretário, Dr. Alan Areal, deu as boas-vindas aos formandos, destacando a iminência de uma jornada repleta de responsabilidades. Ele ressaltou ainda a importância de os futuros médicos seguirem o Código de Ética Médica como guia em suas práticas profissionais. E finalizou desejando sucesso aos formandos e reforçando o compromisso do CRM-AC em apoiá-los e orientá-los em todas as fases da carreira.

O presidente em exercício, Dr. Marcos Parente, expressou sua satisfação em receber os futuros médicos, ressaltando a importância do evento para a compreensão das funções e responsabilidades do Conselho, além de aprenderem sobre os trâmites burocráticos para a solicitação do registro médico.

“Gostaria de ressaltar que o CRM-AC está sempre de portas abertas para atividades como essa. Acreditamos que é fundamental estabelecer uma relação próxima com os futuros médicos, para que possamos contribuir para a formação de profissionais éticos e competentes. Estamos aqui para apoiá-los em todas as etapas da carreira médica, desde a graduação até a prática profissional”, disse Dr. Marcos Parente.

Ele explicou ainda que a presidente, Dra. Leuda Davalos, não pôde comparecer ao evento porque estava em viagem, mas transmitiu suas saudações calorosas e votos de sucesso aos formandos. O Dr. Marcos Parente também compartilhou os cumprimentos da conselheira federal pelo Acre e diretora da Secretaria-Geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro, destacando sua disponibilidade para auxiliar e compartilhar sua experiência.

Após a palestra, o representante da turma de Medicina, Matheus Santaella, expressou gratidão pela oportunidade, reconhecendo a importância do momento para todos os presentes. O encontro no CRM-AC foi encerrado com a certeza de que essa iniciativa fortaleceu os laços entre a instituição e os futuros médicos, proporcionando conhecimento prático e valiosas orientações para o início de suas carreiras.