Médicos da região do Alto Acre participam do curso de Manejo de Via Aérea Difícil, neste sábado (1º), promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-AC) em Brasileia, como forma de presentear os profissionais que atuam no Estado durante o Mês do Médico.

O curso é 100% custeado pelo CRM-AC, por meio do Programa de Educação Médica Continuada, e realizado pelo Tremem Capacitações, com certificação de 10h. Além de Brasileia, também há turmas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A abertura do evento em Brasileia foi feita pela presidente do CRM, Dra. Leuda Dávalos, que ressaltou a atuação desses profissionais no interior. “Para nós do Conselho é muito importante poder contribuir com a atualização dos médicos, sobretudo, com relação aos que estão nos municípios do interior, que têm ainda mais dificuldades de fazerem esses cursos. Durante este mês, que comemoramos o Dia do Médico, nós lançamos sete turmas do curso de manejo de via aérea, sendo esta em Brasileia, quatro em Rio Branco e duas em Cruzeiro do Sul e pretendemos levar para mais médicos nos próximos meses.”

O médico Pedro Pascoal, coordenador do curso, falou sobre a importância da temática para os médicos. “A intubação é o um dos pontos mais críticos na emergência. Dessa forma o curso foi desenvolvido como meio facilitador e foca no reconhecimento precoce de sinais sugestivos de uma via aérea anatomicamente difícil. Lançando mão de dispositivos facilitadores e ensinando técnicas para uma correta intubação e até mesmo manejo da via aérea cirúrgica de emergência.”

A doutora Marillise Maia Gondim parabenizou a iniciativa do CRM. “É muito importante esse curso para a gente que trabalha aqui no interior, para estar se atualizando, sempre aprendendo coisas novas, uma vez que a medicina todos os dias tem algo novo para a gente aprender. E aí o CRM estar trazendo esse curso é muito importante, a gente aprende mais e se atualiza de novas técnicas”, disse.