vacina-crm1

Dezenas de médicos receberam a dose de reforço contra a Covid-19 na sede do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), em Rio Branco. A vacinação ocorreu das 8h às 18h desta quinta-feira (7). A ação foi uma parceria da autarquia com a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) para proporcionar um ponto a mais de imunização a esses profissionais que têm uma rotina tão corrida.

“Acho uma atividade muito interessante, porque facilita. As vezes você trabalha não só no setor público, em contato com pacientes com Covid e em outros setores também, e durante o plantão é corrido e difícil parar para ir na vacinação. Então, quando se tem um ponto a mais para fazer essa imunização acaba sendo mais interessante, uma oportunidade a mais para fazer essa dose de reforço, que é tão importante para o profissional de saúde que está exposto todos os dias a essa questão de atender os pacientes com Covid”, disse o médico Francisco Romulo Cordeiro da Silva.

O médico Radson Almeida de Araújo foi ao CRM para receber a dose de reforço. “É de extrema importância esse carinho, inclusive, com nós médicos para poder agilizar um pouco da nossa vacinação. Nós como promovedores de saúde, temos que estar com a terceira dose em dia. Então agilizou muito.”

vacina-crm2

A doutora Katyuscia Acli de Barros parabenizou a iniciativa. “Estou muito feliz, foi muito rápido. Vocês do CRM estão de parabéns.”

A presidente do Conselho, Dra. Leuda Dávalos, destacou que o CRM desde o início da vacinação no Estado do Acre tem buscado junto à Sesacre a imunização de todos os profissionais médicos, que estão na linha de frente da pandemia há mais de um ano e meio.

Ela lembrou que a sede da autarquia já tinha sediado a vacinação de primeira dose, em abril deste ano, e que, desta vez, quando foi liberada a imunização com a dose de reforço aos trabalhadores da saúde, novamente se colocou à disposição da Secretaria para ser um ponto de vacinação.

“Agradecemos à Sesacre que providenciou esse dia de vacinação especialmente para os médicos, que possuem jornadas de trabalho intensas, o que, muitas vezes, acaba dificultando a imunização. Também quero agradecer aos colegas que vieram até nossa sede para garantir sua imunização e dizer que continuamos aqui trabalhando em prol dessa classe tão essencial. Esse mês comemoramos o Dia do Médico, mas lembramos que todo dia é dia de homenagear esses profissionais que saem de casa todos os dias com a missão de cuidar de vidas”, disse a presidente.

vacina-crm3

A gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, esteve no CRM vacinando os médicos e falou sobre a importância da ação.

“A solicitação do CRM parte da preocupação em oferecer mais uma porta para que os profissionais médicos possam ter a oportunidade de receber o reforço da vacina contra a Covid-19 e é de interesse do Estado. Nossa secretária de Saúde, Dra. Paula Mariano, atendeu prontamente essa solicitação do CRM de trazer mais essa estratégia de vacinação, e tivemos um público bem importante. Entendemos que são profissionais com seu dia corrido, que têm toda uma demanda diária e dispor de um local onde ele vê que o atendimento é direcionado a ele, favorece muito o seu dia de trabalho”, afirmou.

Renata afirmou ainda que os médicos que não conseguiram ir ao Conselho nesta quinta, podem receber a dose de reforço na caravana de vacinação que ocorre no próximo sábado (9), das 8h às 20h, na Arena da Floresta. Durante a ação, a enfermeira disse que terá uma mesa direcionada à vacinação de trabalhadores da saúde.

“Estendemos mais um dia para esse público que não pôde vir aqui no CRM. Vamos estar com a caravana de vacinação na Arena da Floresta, onde pretendemos direcionar uma mesa para os profissionais da saúde, que vão estar de plantão e precisam de um fluxo mais acelerado para não ficar horas na fila.”

vacina-crm4