Homenagem ocorreu nesta quinta-feira (17)

A Câmara de Vereadores de Rio Branco concedeu, em sessão solene nesta quinta-feira (17), Moção de Aplauso e Louvor ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Sindicato dos Médicos (Sindmed-AC), à Associação Acreana de Medicina, à Academia de Medicina do Acre e à conselheira federal do Acre e secretária geral do Conselho Federal de Medicina, doutora Dilza Ambros, que foi representada pelo filho Eduardo Ribeiro.

A solenidade foi uma proposta do médico e vereador Jakson Ramos em homenagem à classe pelo Dia do Médico, comemorado na sexta-feira, dia 18 de outubro. Para a presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, o momento é de comemoração, mas também de reflexão sobre o atual cenário em que se encontram os profissionais em todo o país.

Em seu discurso, a presidente agradeceu a homenagem e pediu apoio de todos os parlamentares do estado com relação aos pleitos da categoria médica. Entre eles, a manutenção da versão original Medida Provisória 890/2019, que cria o Programa Médicos pelo Brasil. Isso porque, tramita no Congresso Nacional, emendas à MP que flexibilizam a necessidade do exame de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior e a autorização para que faculdades privadas apliquem o exame de Revalida.

“Entendemos que as emendas ao texto original representam um grave risco à Medicina e à prestação de assistência à saúde dos brasileiros. Por isso, defendemos que todos os médicos formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, devem fazer o exame Revalida. Por fim, gostaria de parabenizar meus colegas de profissão e desejar força na caminhada, que apesar de árdua, é tão gratificante. O trabalho em saúde, especialmente do médico, precisa ser valorizado, assegurando-se políticas de gestão do trabalho nas três esferas de governo, para que sejam oferecidas aos profissionais remuneração adequada e condições necessárias ao ético e eficiente exercício de suas atividades”, disse a presidente.

Presidente do CRM-AC agradeceu homenagem aos médicos