O mandato dos atuais 54 conselheiros federais termina no dia 30 de setembro e a eleição do grupo que vai assumir o mandato 2024-2029 já está marcada: será nos dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 20h, de forma online.

Assim como ocorreu ano passado, na eleição para o mandato 2023-2028 dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), os médicos poderão votar pela internet utilizando seu celular, tablet ou computador, de forma rápida e simples. Como no ano passado, o processo contará com os mais modernos recursos tecnológicos para proteger o sigilo do voto e a autenticidade da identidade do médico votante.

A autenticação da identidade será feita por vários meios: biometria facial, certificado digital e em nuvem (padrão ICP-Brasil) e com código PIN recebido por e-mail ou SMS, com duplo fator de autenticação. Para ter certeza de que receberá o PIN de forma correta, o médico deve atualizar seu e-mail e o número do telefone celular no CRM do estado onde está inscrito. Tais dados poderão ser atualizados pelo site www.crmvirtual.cfm.org.br.

Voto – Os 26 estados e o Distrito Federal elegerão um conselheiro federal titular e um suplente. O voto é obrigatório para todos os médicos, sendo facultativo para quem tem mais de 70 anos. Apenas os médicos que atuam exclusivamente como militares não podem votar e ser votados.

Para votar, os médicos devem estar em situação regular junto ao seu CRM (sem débitos ou pendências administrativas). Caso tenha algum problema, deve resolvê-lo até 30 de julho, data limite para a regularização.

Para saber como está sua situação, o médico pode acessar o site www.eleicoescfm.org.br, que será publicado em 24 de abril. Nele também constarão as demais informações do pleito.

Uma novidade importante: este ano, o processo de inscrição de chapas tramitará eletronicamente no sistema SEI-Medicina. Por meio dessa plataforma, as chapas vão se registrar (das 8h do dia 3 de junho até às 18h do dia 10 de junho), e fazer toda a tramitação dos documentos. Os candidatos interessados podem antecipar seu cadastro como usuários externos no site do CFM.