Considerando que é prerrogativa legal do Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) zelar pelo bom nome e conceito da medicina e dos médicos que legalmente exercem a profissão.

Considerando a fala do Excelentíssimo Governador do Estado, Gladson Cameli, em programa de rádio na qual afirma haver médicos que não dão conta de seu trabalho e, em seguida, manifesta sua intenção de contratar profissionais oriundos do exterior sem a observação dos trâmites legais de tal contratação.

Considerando que posteriormente em fala direcionada ao Presidente do Sindicato dos Médicos do Acre, Dr. Murilo Batista, o Excelentíssimo Governador manifestou seu desejo de se retratar e esclarecer sua fala a fim de manter um bom diálogo com a classe médica.

O CRM-AC esclarece que o exercício legal da profissão médica em território nacional é regulamentado por leis federais visando primordialmente à proteção da população e que tais normativas não podem ser ameaçadas ou desrespeitadas para servir a interesses momentâneos de gestores e governantes.

Esclarece ainda que a situação de caos instaurada na saúde pública do nosso estado não é culpa dos profissionais médicos que vêm trabalhando arduamente em condições muito abaixo do mínimo ideal e sem a devida observação de seus direitos trabalhistas, a exemplo de o décimo terceiro salário do ano de 2018, que não foi pago integralmente pela gestão anterior.

Aguardamos que o Excelentíssimo Governador torne público e efetivo seu desejo de retratação aos médicos para que as relações entre o governo e a classe possa ser de respeito e mútua colaboração.

Por fim, o CRM-AC entende que a situação atual de desorganização da saúde do nosso estado não é culpa exclusiva do atual governo, que nem sequer completou cem dias de gestão, e se coloca à disposição para em conjunto encontrarmos soluções para a complexa situação da assistência à saúde do Estado do Acre.

Rio Branco, Acre, 24 de março de 2019.

Diretoria do CRM-AC