O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vem a público repudiar a agressão sofrida por uma médica durante atendimento no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) por parte do parente de uma paciente que, infelizmente, veio a óbito, na terça-feira (3).

Lamentamos o falecimento da paciente e nos solidarizamos à dor da família neste momento difícil. Mas, não podemos admitir que profissionais da saúde, que trabalham diariamente em busca de cumprir com sua missão exercendo a medicina, sejam agredidos ou sofram qualquer tipo de violência.

A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, ressalta a preocupação do Conselho com relação a violência contra médicos e demais profissionais das equipes de atendimento em postos de saúde, serviços de urgência e emergência (prontos-socorros e UPAs) e hospitais. As entidades médicas irão se reunir em busca de propor medidas de prevenção contra violência sofrida por esses trabalhadores para a Secretaria Estadual de Saúde do Acre.

Por fim, o Conselho alerta os médicos que em caso de violência sofrida registrem boletim de ocorrência para que os agressores não fiquem impunes.

Leuda Dávalos
Presidente do CRM-AC