Novos Conselheiros e nova Diretoria no Conselho Regional de Medicina do Acre

posse divulgao

Na noite dia 01 de Outubro, foi realizada na sede do CRM-AC, a cerimônia de posse dos novos Conselheiros e da nova Diretoria do Conselho para a gestão 2018/2023.

A atual diretoria ficou assim distribuída: Dra. Leuda Maria da Silva Dávalos (Presidente), Dra. Thereza Neuma Santiago Machado de Almeida (Vice-presidente), Dr. Virgilio Batista do Prado   ( 1º. Secretário), Dra. Dilza Teresinha Ambros Ribeiro (2º. Secretário), Dr. Marcus Vinicius Shoiti Yomura (1º. Tesoureiro), Dr. Alan Hudson Ganum Areal (2º. Tesoureiro), Dr. Alexandre Baroni Oliveira (Corregedor) e Dr. Ricardo Nelson Fabiano Amarilla Mantilla (Vice-corregedor).

A Dra. Leuda Maria da Silva Dávalos, é acreana, nascida na cidade de Brasiléia, estudou medicina na Bolívia como bolsista, é médica de Família e Comunidade e hoje, Presidente do CRM-AC.

Em seu discurso emocionante de posse, agradeceu aos seus pais, que sempre foram exemplos de simplicidade e honestidade, e à família, principalmente marido e filhos, por compreenderem sua ausência na dedicação à profissão.

DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTE DO CRM-AC, DRA. LEUDA DÁVALOS

Esta noite é para expressar gratidão e agradecimentos a todos que contribuíram para este momento.

Meus pais que sempre foram meus exemplos de simplicidade e honestidade e para ela que partiu para sempre dedico este momento: minha mãe Maria Jerônimo. Agradecer toda minha família, principalmente meu marido e meus filhos que sempre compreendem minha ausência.

Meu mais puro agradecimento a Deus por ter tido a oportunidade estudar na segunda UNIVERSIDADE FUNDADA NA AMERICA LATINA a Universidade Federal Maior e Pontifício São Francisco Xavier de Sucre – Bolívia onde cursei medicina. Por isso um carinho especial aos colegas, que como eu, passaram pelas mesmas experiência.

Agradecer a PRM do Acre onde conclui minha formação, a responsável pelo meu encontro com: Dani, Gisele e Isnard, que com eles aprendi a trabalhar em grupo e tomar decisões visando como maior o coletivo, e dentro desse processo entra Osvaldo Leal e Rodrigo Silveira, que contribuíram em minha formação com seus ensinamentos voltados para a pessoa, assim me deram a base para guiar minha transformação: em aumentar a sensibilidade ao ponto de ter a capacidade de sentir a dor do outro, de direcionar olhar para o individuo na essência familiar dentro da comunidade, saber que uma escuta, alivia mais a dor do que um analgésico. Enfim, que essas habilidades do Médico de Família venham a contribuir com os demais membros na condução do Conselho. E aberta à mudanças, estreito amizade com uma mulher simples que me inspira todos os dias, que nos ensina a ser melhor como ser humano, me tocou profundamente o seu amor cristalino e fiel ao CRM, a forma inteligente, cuidadosa, e responsável que escolheu para fazer a transição do Conselho para as próxima gerações, retrata sua nobreza. Ela é nosso exemplo. Dra. Dilza.

E em nome do Conselho agradeço à nossos colaboradores, e aqui temos Celene que sempre nos escutou e demonstrou vontade ajudar.

Agradecer aos funcionários que cuidam de nossa casa no dia a dia.

Agradecemos aos Conselheiros que aceitaram nosso convite para compor a chapa e apoiaram para estarmos à frente do Conselho nesta gestão. Agradecer de maneira muito respeitosa a todos os médicos do Acre que votaram acreditando em nossas propostas que foram elaboradas dentro da ética e da verdade.

Aproveito então para convidar a todos os médicos, que venham e participem, o Conselho não é somente dos que foram eleitos, o Conselho somos todos nós, e a intenção é fazer uma gestão compartilhada e voltada para o acolhimento, buscando o diálogo como maior meio de resolução das diferenças e conflitos, sempre respeitando as diferenças para convivermos em harmonia, e juntos lutar pelas propostas médicas que foram elaboradas através das entidades médicas, isso retrata que o descontentamento e as necessidades são as mesmas em todo país, claro, sem esquecer quais são as funções especificas de nossa autarquia, não interferindo e nem assumindo causas que são de luta sindical. Mas isso não quer dizer que não possamos evoluir junto com as reivindicações que foram externadas em todo Brasil durante o período de campanha, prometemos voltar nossas atenções para estas necessidades, mas para avançarmos, precisamos estar juntos, de mãos dadas.

E agradecer muito mesmo, com todo o respeito, a esses profissionais que nacionalmente, e ao longo dos anos, vem sendo desprestigiados e desvalorizados, não cuidados como fundamentais para vida das pessoas, e pior, sendo responsabilizados por uma saúde pública que não utiliza seus recursos com responsabilidade, e não consegue apresentar uma gestão eficiente. Desta maneira os expõe, e os coloca como escudo a frente de um bem legitimo conquistado, que não é universal, equitativo e nem integral, portanto, não assegurado como previsto na constituição. Assim estaremos seguindo as orientações do CFM e junto com as entidades médicas em defesa de nossas propostas.

Fica o nosso compromisso, que estaremos cuidando do Conselho com a maior lisura, como fizeram os que nos antecederam, e que usaremos o diálogo como nosso instrumento junto ao poder público em busca da realização do que nos anseia, que estão descritas nas proposta emitidas pelos médicos para melhorar a saúde no brasil.

Muito obrigada