Curso ocorreu nos dias 28 e 29 de junho

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou, nesta sexta-feira (28) e sábado (29) o curso de Publicidade Médica para profissionais médicos e acadêmicos do curso de medicina e publicidade. O evento ocorreu na sede do Conselho, em Rio Branco.

O curso teve como objetivo auxiliar os profissionais médicos e acadêmicos quanto à divulgação dos serviços relacionados à medicina. Inicialmente, o 1º Secretário do CRM-AC, Virgilio Prado, apresentou todas as regras para a publicidade médica e detalhou o arcabouço legal que serve de base às regras, incluindo o Código de Defesa do Consumidor, a Constituição Federal, o Código de Ética Médica e as resoluções do Conselho Federal de Medicina.

A Resolução CFM 1974/11, foi o principal ponto abordado no curso. A norma determina as regras da publicidade médica e visa a impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. Também orienta como evitar abusos em propagandas e publicidades, que podem levar a processos ético-disciplinares.

Curso sobre Publicidade Médica

Durante o curso, o tesoureiro do CRM-AC, Dr. Marcus Yomura, falou sobre como realizar propaganda de forma ética. O conselheiro Virgílio Prado também expôs sobre o uso de mídias sociais, respeitando a resolução 2126/2015. Já a conselheira federal, Dilza Ambros, tratou sobre como os profissionais devem se comportar em entrevistas de TV, rádio e internet.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de expor seus questionamentos, no intuito de sanar quaisquer dúvidas a respeito dos temas debatidos.

“Considero que o curso foi muito produtivo e espero que o Conselho tenha conseguido ajudar os médicos com relação à publicidade para que possam fazer o devido enquadramento das publicidades, respeitando, principalmente, a população que recebe essas informações. Vale destacar, que o conteúdo publicitário deve ser baseado em fatos reais, com a devida moderação para que as pessoas não sejam ludibriadas ou induzidas a fazerem tratamentos médicos devido uma propaganda enganosa”, disse o conselheiro Virgilio Prado.

Curso sobre Publicidade MédicaMédicos e acadêmicos participaram do cursoCurso ocorreu na sede do Conselho, em Rio Branco