entrega.carteira1

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou, nesta segunda-feira (18), solenidade para entrega de carteira profissional para 22 novos médicos. Por conta da pandemia da Covid-19 e para evitar aglomeração e respeitar os protocolos sanitários, pela primeira vez, o evento foi realizado por meio virtual.

Entre os novos profissionais, 21 receberam inscrição provisória para atuar no estado em dezembro do ano passado e um recebeu no último dia 6 de janeiro. Fazem parte do grupo, médicos formados tanto na Universidade Federal do Acre (Ufac), como da União Educacional do Norte (Uninorte) e um da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A solenidade foi realizada durante reunião da diretoria do CRM e estiveram presentes, além dos novos médicos, a presidente do Conselho, Dra. Leuda Dávalos; o vice-presidente, Dr. Alan Areal; a conselheira federal e secretária-geral do CFM, Dra. Dilza Ambros; e os diretores Dr. Ricardo Mantilla, Dr. Virgilio Prado e Dr. Marcus Vinícius.

O documento dos novos profissionais deve ser entregue de forma individualizada na sede do CRM ao longo da semana. A maioria dos médicos informou que pretende permanecer no estado do Acre.

Durante a solenidade, a presidente do CRM ressaltou a importância desses novos médicos, especialmente, no cenário atual de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e deu as boas vindas aos colegas.

“Nós costumamos fazer um momento, uma solenidade no CRM, mas devido à pandemia, não pudemos nos encontrar pessoalmente. No entanto, fizemos questão de manter esse encontro, mesmo que virtual, para dizer que estamos felizes, que vocês são bem-vindos e que chegam em um momento muito importante. Também para que possam conhecer quem está no CRM, quem os representa e o que fazemos. Nossa profissão sempre foi essencial, mas neste momento pandêmico nossa população necessita ainda mais de nós e tenho certeza de que vocês entram para somar com todos os médicos e com nossa sociedade”, afirmou a presidente.

Em seguida, a conselheira federal e secretária-geral do CFM, Dra. Dilza Ambros, falou sobre a importância de os médicos atuarem com responsabilidade, prezarem pelo zelo da profissão e valorizarem a relação médico-paciente, além de seguirem o que determina o Código de Ética Médica no exercício da profissão. Por fim, a conselheira deu boas-vindas aos novos profissionais e se colocou à disposição para auxiliá-los em caso de dúvidas.

“Nós temos o nosso Código de Ética e, como sempre falo, o bom médico, se respeitar o que está escrito no Código, nunca vai ter problema, porque vai fazer o que é permitido realmente. Então, é muito importante ter atenção com relação à prescrição, aos receituários, como se comportar com o paciente, o acompanhamento. Vocês estão chegando em um período extremamente difícil, que é o período dessa pandemia. Mas, ao mesmo tempo, é um momento bom porque vão ter condição de mostrar todo aprendizado de vocês e condições de ajudar realmente a humanidade. Precisamos realmente fazer com que cada vez mais a medicina seja valorizada. Trabalhem com essa linha da humanização, do respeito ao paciente, à profissão, respeito aos colegas e, com certeza, seremos sempre bem respeitados. Estarei sempre à disposição para o que precisarem”, afirmou Dra. Dilza.

Já o primeiro-secretário do CRM, Dr. Virgilio Prado, comentou sobre os motivos da obrigatoriedade do pagamento da anuidade e explicou as atividades do Conselho. Ele falou ainda da importância dos médicos manterem seus cadastros sempre atualizados no conselho.

“Os CRMs foram criados em 1957 com autonomia administrativa e financeira. Com a anuidade, o conselho se mantém, faz todas as atividades essenciais como a cartorial, a fiscalização e também a parte judicante. Além dos cursos da educação médica, que ficaram muito prejudicados não ano passado, por conta da pandemia, e as reuniões e discussões com os políticos sobre os interesses da classe médica. Por fim, quero parabenizá-los e desejar as boas-vindas, o mundo precisa de vocês, não só o estado do Acre e o Brasil. Ser médico em qualquer local é de extrema relevância e espero que vocês possam desempenhar esse trabalho ao longo de décadas e décadas sempre pensando no melhor para o paciente. Quero desejar boa sorte a todos e uma ótima carreira médica”, destacou o conselheiro.

O médico, Murilo Moreira foi um dos que recebeu a carteira: “Quero agradecer pelas boas-vindas e pela dedicação que vocês estão tendo com a gente. Fui super bem recepcionado no CRM, então a gente sabe que está bem amparado. Já tive a oportunidade de conhecer alguns dos conselheiros e, se Deus quiser num futuro breve, vamos nos encontrar no ambiente de trabalho.”