Nesta segunda-feira (13), o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran da Silva Gallo, esteve presente no Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) para comemorar a posse dos conselheiros da gestão 2023 a 2028. O grupo, composto por 40 médicos que foram eleitos em agosto, foi empossado em 1 de outubro.

A cerimônia foi marcada pela presença de autoridades, incluindo a Conselheira Federal do Acre e Secretária Geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro, a Presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Pedro Pascoal, o Presidente do Sindmed, Dr. Guilherme Pulici, o Presidente da Unimed, Dr. Herbert Militão, entre outros.

Durante o evento, o presidente do CFM, Dr. José Hiran Gallo, enfatizou a importância da união e solidariedade entre os médicos, destacando a necessidade de respeitar as especificidades regionais sem comprometer a ética e o bom senso. “Vamos respeitar nossas especificidades, mas nunca vamos colocá-las acima da ética, da justiça e do bom senso”, destacou.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, ressaltou a diversidade e o perfil ético dos novos conselheiros, destacando a conquista do respeito e reconhecimento da classe médica, bem como a parceria com entidades importantes, como Sindmed, Unimed e Sicoob.

“Acredito na medicina que vai além da técnica e do conhecimento; uma medicina que é ato de solidariedade, de afeto e amor. É uma dádiva não apenas da ciência, mas também de tempo e compreensão. Esta é a medicina que sabe ouvir e compreender o adoecimento, transmitindo à pessoa a segurança que ela precisa. É o amparo para os desamparados e a certeza de apoio dentro da desorientação, do pânico ou da revolta que a doença traz. Uma medicina que serve aos doentes e nunca se serve deles”, afirmou.

A Dra. Dilza Ribeiro, Conselheira Federal e Secretária Geral do CFM, expressou sua satisfação com o trabalho realizado pelos conselheiros, enfatizando a importância das funções judicante e de fiscalização do Conselho na orientação e garantia de padrões éticos.

O evento contou ainda com a apresentação dos conselheiros da gestão 2023-2028, seguida por palavras do Dr. Francisco Lopes e da Dra. Samila Barbosa sobre suas visões sobre o Conselho e suas expectativas.

Reconhecimento especial

Destacando um momento especial, o Conselho prestou homenagem ao Dr. Ítalo Maia Vieira, Diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco, pelo seu papel fundamental na identificação das vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em 29 de outubro em Rio Branco, que ceifou 12 vidas.

Seu profissionalismo e empatia honraram a profissão médica e contribuíram para aliviar o sofrimento das famílias enlutadas. Gostaríamos de convidar o Dr. Ítalo Maia Vieira, Diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco, para receber sua merecida homenagem.