A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra, Leuda Dávalos, participou neste sábado, 9, do I Simpósio de Terapia Intensiva do Hospital Santa Juliana, evento focado em “Inovação e Práticas Baseadas em Evidências na Terapia Intensiva”.
O simpósio promoveu discussões sobre desafios e oportunidades para equipes multiprofissionais no cuidado a pacientes críticos, com palestra de especialistas como o Dr. Ricardo Sena e o Dr. Saulo Beiruth.
A programação incluiu discussões sobre temas relevantes, como os impactos da hemodiálise contínua no tratamento de pacientes graves, o papel da família na humanização do cuidado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a importância de uma comunicação eficaz para a segurança do paciente.
O evento também trouxe uma mesa-redonda com foco nos “Desafios na Comunicação entre Equipes Multidisciplinares em Serviços de Terapia Intensiva em Rio Branco”, buscando promover um espaço de troca entre os profissionais.
A presidente do CRM-AC elogiou a iniciativa pioneira do Hospital Santa Juliana e destacou a relevância dos temas abordados no evento. Ela ressaltou que os palestrantes presentes possuem excelência e habilidades pedagógicas, essenciais para transmitir conhecimento de forma eficaz.
Dra. Leuda destacou ainda a relevância do trabalho multiprofissional nas UTIs, onde profissionais de diferentes áreas atuam em conjunto, e mencionou o desafio de valorizar o conhecimento de cada profissão. “A medicina avançou e, hoje, vemos o quanto é importante uma equipe multiprofissional nas UTIs”. Nesse contexto, enfatizou o impacto positivo que uma atuação bem coordenada tem para pacientes de alta complexidade.
A presidente colocou o CRM-AC à disposição para apoiar futuras edições do evento, expressando o desejo de que o simpósio seja ampliado em 2025, convidando um público ainda maior de profissionais da área de terapia intensiva. “Que possamos expandir este simpósio, envolvendo todos os médicos e profissionais que atuam em UTIs”, comentou.