A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos, em ação conjunta com o Sindicato dos Médicos (Sindmed-AC), realizou uma visita técnica em hospitais de três cidades do interior do Acre. A ação teve início na sexta-feira, 27 de outubro, com a visita ao Hospital Geral de Feijó, seguida pela cidade de Tarauacá, onde a equipe se reuniu com a gestão do Hospital Dr. Sansão Gomes, conselheiros e médicos. Neste sábado, 28 de outubro, a visita continuou no Hospital Regional do Juruá e na Maternidade de Cruzeiro do Sul.

A primeira parada da visita técnica foi no Hospital Geral de Feijó. Esta cidade do interior enfrentava desafios significativos, incluindo a escassez de médicos tanto na maternidade quanto no hospital.

“Encontramos um resultado positivo das nossas lutas e reivindicações. Tínhamos grandes dificuldades em Feijó, com apenas um ou dois médicos atendendo toda a demanda, tanto na maternidade quanto no hospital. Hoje, com nossas reivindicações junto à Sesacre, estão com três médicos de plantão, um na maternidade e dois no hospital, com uma escala fechada e sem déficit de horas. Isso é de extrema importância para nossa população e vale destacar que são conquistas nossas”, afirmou Dra. Leuda.

Conforme a presidente, essa significativa mudança na disponibilidade de médicos em Feijó é uma demonstração clara de como a união das entidades médicas e a defesa dos direitos dos profissionais podem trazer impacto direto na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. Além disso, a equipe verificou que o Hospital Geral de Feijó está passando por um processo de reforma.

A visita também incluiu um emocionante momento em que a Dra. Leuda Dávalos entregou uma homenagem ao médico Dr. Maxdelles Rodrigues Cavalcante, em reconhecimento aos seus 15 anos de dedicação à medicina. A homenagem fez parte das comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

Visita em Tarauacá

Em Tarauacá, a equipe se reuniu com a gestão do Hospital Dr. Sansão Gomes, incluindo o gerente-geral do hospital, Francisco Assis, o diretor clínico Dr. Bruno, bem como os conselheiros do CRM Dr. Ozianndeny Ferreira Câmara e Dra. Darla Lourenço Borges, que representam a região do interior do Acre e o médico Dr. Gustavo.

Dra. Leuda Dávalos ressaltou que em Tarauacá, o hospital conta agora com dois médicos, além de um na maternidade e outro de sobreaviso para casos de cesáreas, a cidade também está sem déficit de horas médicas e com a escala fechada, assim como em Feijó.

A presidente do CRM-AC destacou a notável gestão do hospital de Tarauacá, ressaltando que é sempre um prazer retornar ao local, devido ao acolhimento e eficiência da gestão, bem como à boa relação existente entre os médicos e a administração.

Ela expressou seu apreço pela cooperação entre os médicos e a administração hospitalar, afirmando que essa colaboração é um exemplo para todo o estado. A presidente também aproveitou a oportunidade para entregar o termo de posse à nova conselheira do CRM, Dra. Darla Lourenço.

Visita em Cruzeiro do Sul

Na cidade de Cruzeiro do Sul, a presidente do CRM-AC esteve no Hospital Regional do Juruá e na maternidade, onde dialogou com os médicos da unidade e com a gestão. Dra. Leuda Dávalos reafirmou o compromisso do Conselho em continuar lutando por uma medicina de qualidade, eticamente e socialmente comprometida com o bem-estar da sociedade.

Além disso, a presidente aproveitou a visita em Cruzeiro do Sul para verificar as novas instalações da representação do CRM-AC na cidade. O prédio está passando por reformas para melhor atender aos médicos da região e possui uma localização estratégica, em frente à maternidade da cidade.

A visita técnica em Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul reflete o compromisso do CRM-AC e do Sindmed em fortalecer a assistência médica no interior do Acre e garantir a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.