Os Conselhos de Medicina de todos os estados e do Distrito Federal, por meio de seus presidentes, emitiram nesta quarta-feira (25), uma carta de apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. No documento, os presidentes expressam o reconhecimento da classe médica e da sociedade à sua atuação frente às medidas adotadas no combate à pandemia do novo coronavírus, que aflige a população mundial.

Confira a integra do documento:

CARTA DE APOIO AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, DR. LUIZ HENRIQUE MANDETTA

Ao tempo em que manifestam os mais honrosos cumprimentos, os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil vêm respeitosamente externar o merecido reconhecimento e total apoio à vossa atuação no comando de tão essencial órgão do Poder Executivo Federal, órgão este que traz na identificação o nome do bem mais precioso para as pessoas: a saúde.

Desde o início desta crise causada pelo coronavírus (COVID-19), a qual tem se mostrado como uma das maiores ameaças já enfrentadas pelos sistemas de saúde do mundo, reconhecemos que o Ministério da Saúde, sob a chefia de Vossa Excelência, tem atuado com efetividade, precisão, responsabilidade, compromisso e ética, sempre fornecendo ao povo brasileiro informações fiéis, transparentes e constantes sobre a pandemia da COVID-19, propiciando a real compreensão do panorama da doença e, via de consequência, as perspectivas de soluções.

A linha do tempo das ações do Ministério da Saúde mostra a adoção de uma série de ações coerentes e éticas, seguindo a mesma linha utilizada em outros países na preparação e resposta em todo o mundo, mesmo diante da limitação de fatos e conhecimentos sobre o novo coronavírus (COVID-19) e da incerteza quanto à forma exata de transmissão e os possíveis reservatórios.

Entendemos que a gravidade do momento exige a junção de todas as forças e sacrifício por parte da nação como um todo, reforçando e seguindo as recomendações embasadas sob o ponto de vista técnico e apresentadas por este competente Ministério da Saúde.

Portanto, os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil reiteram todo o apoio à atuação de Vossa Excelência à frente do Ministério da Saúde e à atuação deste como um todo, cujo desempenho tem se pautado na técnica, no conhecimento e evidências científicas, buscando unificar e auxiliar o Brasil a vencer mais este desafio de emergência em Saúde Pública.

25 de março de 2020.

PRESIDENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE MEDICINA DO BRASIL