Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos médicos para o preenchimento de vagas no curso de Doutorado em Bioética. O programa é fruto de convênio assinado entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que teve sua renovação assinada em outubro deste ano.

A primeira fase do processo seletivo teve início em 3 de novembro e será encerrado em 15 de janeiro de 2023. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no dia 18 de janeiro e a última etapa será a divulgação do resultado final no site da FMUP, em 31 de março de 2023. Os resultados de todas as etapas serão afixados no site www.doutorado.cfm.org.br

O programa oferecerá 25 vagas, sendo 5% destinadas a pessoas com necessidades especiais. Poderão se inscrever candidatos que possuam diploma de medicina em curso reconhecido pelo MEC/Brasil, com inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina residentes em qualquer estado do Brasil.

Outros requisitos – Para se candidatar ao doutoramento, o médico deverá enviar ficha de inscrição, uma monografia de dez páginas com um tema relacionado à bioética, currículo lattes atualizado, passaporte, cópia do diploma de medicina, e comprovante de residência. Quem tiver mestrado ou doutorado também deverá apresentar o diploma. Apenas os candidatos que apresentarem a documentação exigida terão a inscrição homologada.

De acordo com o edital, para a obtenção do grau de doutor, o aluno deve frequentar presencialmente o mínimo de 75% de cada módulo; submeter-se às provas aplicadas, alcançando o conceito exigido; elaborar dois artigos com publicação em revista indexada ISIs e de relevância internacional, nível de impacto acima de 1; e elaborar tese, seguindo os critérios estabelecidos pela FMUP, a ser submetida e aprovada por banca aprovada pela Universidade do Porto.

Duração do curso – O doutorado será realizado por um período de três anos, sendo o primeiro realizado de forma presencial através de cinco módulos de aulas. O primeiro módulo, previsto para ocorrer em outubro do próximo ano, terá duração de quinze dias e será realizado na sede da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal.

Já os demais módulos ocorrerão na sede do CFM, em Brasília (DF), em cronograma a ser definido posteriormente. As despesas com passagem e hospedagem são de responsabilidade do estudante. O segundo e terceiro anos são destinados ao desenvolvimento do projeto de tese e artigos. A defesa da tese será realizada na sede da Universidade do Porto.

Acesse todas as informações no edital do processo seletivo. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail seriatc@portalmedico.org.br ou pelo telefone (61) 2101-5823.